INTRODUÇÃO:
LITERATURA INFANTIL E A
FORMAÇÃO DO SUJEITO
A Literatura Infantil
é, antes de tudo, literatura; ou melhor, é arte: fenômeno de criatividade que
representa o mundo, o homem, a vida, através da palavra. Funde sonhos e a vida
prática; o imaginário e o real; os ideais e suas possível realização. Nelly
Novaes Coelho
A Literatura Infantil
possui características especiais, representa o homem, o mundo, a sua vida por
meio da palavra. Além de informação, leva ao encontro da criança um mundo
encantado de sonhos e fantasias, onde esta, com sua interpretação, ouvindo ou
lendo histórias, imagina e vivencia o mundo ficcional, buscando soluções de
possíveis problemas, resolvendo os seus conflitos, uma vez que a literatura
está cercada de emoções, sentimentos, fantasias e realidades, magia, beleza,
descobertas, alegria e prazer. Fazendo uso desses aspectos, a literatura,
trabalhada nesse sentido em sala de aula, de prazer, favorece o desenvolvimento
integral da criança.
Como forma de arte, o
texto literário tem o poder de representar o real, o palpável, e o real
imaginário da criança, desenvolvendo aspectos afetivos e intelectuais,
condições de elaborar significativamente os fatos da realidade e interar-se com
ela, compreendendo-a e atuando nela de maneira crítica e criativa. Desta
maneira, a literatura cumpre um duplo papel: possibilita a apreensão do real e
as emoções que o mesmo provoca, bem como incentiva a própria prática da
escrita.
O contato inicial com a
literatura não exige o domínio de código escrito. A experiência pré-escolar,
geralmente, põe na bagagem infantil narrativas orais clássicas e populares,
trava-línguas, adivinhas, contos, e tantas outras manifestações ricas em
ludismo sonoro e semântico. Desse modo, a literatura proporciona reorganizar as
percepções de mundo e, assim, ordenar experiências já existentes. Convivendo
com textos literários a criança desenvolve sua formação intelectual do senso
crítico e adquire o hábito da leitura. Quando isso acontece, ela passa a escrever
melhor e sua escrita contém mais informações e novas possibilidades reais,
sociais, políticas e educacionais.
Na leitura a criança é
atraída pela curiosidade, pelo formato, manuseio e pelas possibilidades
emotivas que o livro pode ter. A magia encontrada escondida nas páginas dos
livros pode estimular, no pequeno leitor, a descoberta e o aprimoramento da
linguagem, desenvolvendo a capacidade de comunicação com o mundo. Esses
primeiros contatos despertam na criança o desejo de concretizar o ato de ler o
texto escrito, facilitando o processo de alfabetização. A possibilidade de que
essa experiência sensorial ocorra será maior quanto mais freqüente for o
contato da criança com o livro.
O educador comprometido
com a formação de bons leitores é aquele que está em constante busca do
aprender, de conhecer as diversas áreas do conhecimento e trabalhar através da
interdisciplinaridade.
No início dos tempos, o
maravilhoso foi a fonte misteriosa e privilegiada onde nasceu a Literatura.
Desses contos surgiram personagens incríveis capazes de sofrerem metamorfoses e
contínuos desafios às leis da gravidade. Enfrentam as forças do bem e do mal,
enfim, as narrativas maravilhosas decorrem do mundo da magia, fantasia, sonho,
onde tudo é possível, castelos encantados, lâmpadas mágicas, anões e gigantes.
A área do maravilhoso, da fábula, dos mitos e das lendas tem linguagem
metafórica que se comunica facilmente com o pensamento mágico, natural das
crianças.
Entre as formas
literárias mais importantes, vindas dos tempos remotos, e que se transformaram
em Literatura Infantil estão as narrativas de acontecimentos ou aventuras que
se passam no mundo mágico ou maravilhoso, espaço fora da realidade comum em que
vivemos, e os fenômenos não obedecem as leis naturais que nos regem. (COELHO,
1993, p.153)
O maravilhoso é um dos
elementos mais importantes na literatura destinada à criança. Através dele, o
prazer, as emoções que as histórias e seus personagens trazem para o público
infantil, proporcionam o simbolismo, que está implícito na história e, vai agir
no seu inconsciente, auxiliando na resolução dos conflitos interiores normais
nas diferentes fases do seu desenvolvimento.
Segundo estudos da
psicanálise, os significados simbólicos do maravilhoso estão ligados aos
dilemas que o ser humano enfrenta ao longo do seu amadurecimento intelectual e
emocional. É durante essa fase que surge a necessidade da criança impor a sua
vontade e a sua independência em relação ao poder dos pais ou à rivalidade com
os irmãos ou amigos. Ainda, afirma-se que a criança é levada a identificar-se
com o herói bom e belo, não devido à sua beleza ou bondade, mas por sentir nele
a própria personificação dos seus problemas. Nesse sentido, a Literatura
Infantil funciona como um suporte que irá ajudar a criança a superar o medo de
enfrentar as ameaças e perigos que ela sente à sua volta e a compreender alguns
valores de uma forma lúdica e prazerosa.
Em nosso país,
infelizmente, temos poucas bibliotecas e livrarias, sendo que o acesso aos
livros é a minoria da população que têm devido aos custos serem altos. Assim
sendo, ainda é baixo o número de leitores que possuem o habito de ler, que
conseguem interagir com o autor compreendendo a mensagem do texto.
Para Ricardo Azevedo
(2005), nesse contexto, a escola passa a ser o espaço mais importante, onde se
dá a mediação da leitura e a formação do leitor. É na escola que aprendemos e
carregamos a maior parte dos conhecimentos e informações sobre as diversas
áreas do conhecimento, inclusive sobre a formação humana, que é essencial para
a realização pessoal e profissional de todo indivíduo. Assim, a leitura e a
escrita se fazem presentes com o objetivo de desenvolver o pensar crítico e
também oportuniza cada ser humano aprender a se conhecer.
ATIVIDADES:
Leia essa reportagem: Principal função da literatura infantil
ultrapassa aspectos de ordem didáctica no site: http://jornaldeangola.sapo.ao/17/0/principal_funcao_da_literatura_infantil_ultrapassa_aspectos_de_ordem_didactica
e comente se existe diferença entre Brasil e Angola sobre questões relacionadas
à literatura infantil. Justifique sua opinião, lembrando que deve embasar seu
pensamento em algum teórico (leituras sugeridas e referências). No mínimo 2 laudas
SUGESTÃO
DE LEITURAS:
http://www.ricardoazevedo.com.br/wp/wp-content/uploads/Aspectos-da-literatura-infantil-no-Brasil.pdf
SUGESTÃO
DE VIDEOS:
REFERÊNCIAS:
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