quinta-feira, 15 de novembro de 2012

CURSO DE ALFABETIZAÇÃO E LINGUÍSTICA: FUNDAMENTOS LINGUÍSTICOS PARA A ALFABETIZAÇÃO: 1 AULA - FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA ALFABETIZAÇÃO



FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA ALFABETIZAÇÃO
EMENTA:
Na disciplina Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Alfabetização podemos verificar os pressupostos que fundamentam o processo de alfabetização considerando a dimensão linguística, permitindo perceber a evolução nessa área. A relação teoria e prática centra-se na abordagem dialética compreendendo a emancipação do ser humano quando orientado para o conhecimento.

Da grande poetisa chilena Gabriela Mistral :

Somos culpados de muitos erros e muitas faltas, mas nosso maior crime é abandonar as crianças, é SER indiferente à fonte da vida.
Muitas coisas de que precisamos podem esperar.
A CRIANÇA não pode esperar.
Neste momento mesmo seus ossos estão se formando, seu sangue está se compondo, seus sentidos se desenvolvendo.
A ela não podemos responder AMANHÃ:
Seu nome é HOJE.

ATIVIDADE:
Tema: Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Alfabetização
Elaborar uma síntese das teorias dos principais autores sobre Alfabetização.
No mínimo 5 laudas.



SUGESTÃO DE LEITURAS E VIDEOS:

Fundamentos teóricos e metodológicos da Educação Infantil: https://www.youtube.com/watch?v=3u7mjusqF1w

A linguagem escrita e as crianças - superando mitos na educação infantil: https://www.youtube.com/watch?v=ROlZ1zhLOuA
Métodos de Alfabetização - Quais são e como funcionam? : http://mundinhodacrianca.blogspot.com.br/2009/10/metodos-de-alfabetizacao-quais-sao-e.html


BIBLIOGRAFIA
AZENHA, Maria da Graça.  Construtivismo: de Piaget à Emília Ferreiro.  São
Paulo: Àtica, 1997.
FERREIRO, Emília.  Piscogênese da Língua Escrita.  Porto Alegre: Martins
Fontes, 1989.
FERREIRO, Emília. Reflexões sobre a alfabetização. São Paulo: Cortez, 1993
FERREIRO, Emília. Alfabetização em processo. São Paulo: Cortez, 1993.
FREIRE, Paulo.  A Importância do Ato de Ler.  45º edição. São Paulo: Cortez,
2003.
GARCIA, Joaquim Ramos.  Ensinar ou aprender a ler e a escrever?  Porto
Alegre: Artes Médicas, 2001
SARAIVA, Juracy Assmann. Literatura e Alfabetização: do plano do choro ao
plano de ação. Porto Alegre: Artmed, 2001
VIGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989

2 comentários:

  1. regiane nao conseguir ver o meu curso que é educaçao inclusiva o que faço ronilda dos anjos santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi minha linda...coloque Educação Especial e a mesma coisa e só clicar nesse link que cai direto na atividade: http://posgraduacaomista.blogspot.com.br/2012/10/educacao-especial_5170.html

      Beijos

      Excluir