FUNDAMENTOS
TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA ALFABETIZAÇÃO
EMENTA:
Na disciplina Fundamentos
Teóricos e Metodológicos da Alfabetização podemos verificar os
pressupostos que fundamentam o processo de alfabetização considerando a
dimensão linguística, permitindo perceber a evolução nessa área. A relação
teoria e prática centra-se na abordagem dialética compreendendo a emancipação
do ser humano quando orientado para o conhecimento.
Da grande poetisa chilena Gabriela Mistral :
Somos culpados de muitos erros e muitas
faltas, mas nosso maior crime é abandonar as crianças,
é SER indiferente à fonte da vida.
Muitas coisas de que precisamos podem esperar.
A CRIANÇA não pode esperar.
Neste momento mesmo seus ossos estão se
formando, seu sangue está se compondo, seus sentidos se desenvolvendo.
A ela não podemos responder AMANHÃ:
Seu nome é HOJE.
ATIVIDADE:
Tema: Fundamentos Teóricos e
Metodológicos da Alfabetização
Elaborar uma síntese das
teorias dos principais autores sobre Alfabetização.
No mínimo 5 laudas.
SUGESTÃO
DE LEITURAS E VIDEOS:
Fundamentos Teóricos e
Metodológicos da Alfabetização: http://biologojeovani.blogspot.com.br/2011/04/fundamentos-teoricos-e-metodologicos-da_05.html Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Alfabetização: http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=14&ved=0CDYQFjADOAo&url=http%3A%2F%2Fwww.sed.sc.gov.br%2Fsecretaria%2Fdocumentos%2Fdoc_download%2F644-proposta-curricular-fundamentos-teorico-metodologicos-do-ensino-de-alfabetizacao&ei=WemjUIi9I5OI9gTpl4HQCw&usg=AFQjCNEk57L_1svjc1O7fI1lJS0ZEjPxZA&sig2=wwU3prPJN926g4IU11xVxw
Fundamentos teóricos e
metodológicos da Educação Infantil: https://www.youtube.com/watch?v=3u7mjusqF1w
A linguagem escrita e
as crianças - superando mitos na educação infantil: https://www.youtube.com/watch?v=ROlZ1zhLOuA
Métodos de
Alfabetização - Quais são e como funcionam? : http://mundinhodacrianca.blogspot.com.br/2009/10/metodos-de-alfabetizacao-quais-sao-e.html
BIBLIOGRAFIA
AZENHA, Maria da
Graça. Construtivismo: de Piaget à Emília Ferreiro. São
Paulo: Àtica, 1997.
FERREIRO, Emília. Piscogênese
da Língua Escrita. Porto Alegre:
Martins
Fontes, 1989.
FERREIRO, Emília. Reflexões sobre a alfabetização. São
Paulo: Cortez, 1993
FERREIRO, Emília. Alfabetização em processo. São Paulo:
Cortez, 1993.
FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler. 45º edição. São Paulo: Cortez,
2003.
GARCIA, Joaquim
Ramos. Ensinar ou aprender a ler e a escrever? Porto
Alegre: Artes Médicas,
2001
SARAIVA, Juracy
Assmann. Literatura e Alfabetização: do
plano do choro ao
plano
de ação. Porto Alegre: Artmed, 2001
VIGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo:
Martins Fontes, 1989
regiane nao conseguir ver o meu curso que é educaçao inclusiva o que faço ronilda dos anjos santos
ResponderExcluirOi minha linda...coloque Educação Especial e a mesma coisa e só clicar nesse link que cai direto na atividade: http://posgraduacaomista.blogspot.com.br/2012/10/educacao-especial_5170.html
ExcluirBeijos