quarta-feira, 28 de novembro de 2012

CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL: 3 AULA - GESTÃO AMBIENTAL / ISO 14000/ LEGISLAÇÃO


EMENTA:
Relato da evolução da legislação internacional desde as normas britânicas até a consagração do “Selo Verde” como principal elemento de maximização das vendas no mercado internacional; auditorias ambientais.

INTRODUÇÃO:
Existe atualmente uma grande preocupação em relação aos impactos que o meio ambiente vem sofrendo e um dos mecanismos de combate dos crimes ao meio ambiente é a legislação, portanto, se houver uma base de informações que possa nortear os responsáveis pela fiscalização permitindo assim prevenir, combater e reduzir esses crimes, então poderemos combater de forma mais efetiva os danos decorrentes as ações antrópicas no meio ambiente.
A legislação é um instrumento eficaz pra restringir e ordenar o uso dos recursos naturais, mas que deve ser gerido de forma contundente em sua aplicabilidade.
Não necessariamente por que queremos, mas por que perdemos o controle da situação, a crise ambiental é hoje um fenômeno global e colocam-nos diante de uma situação complexa, conciliar crescimento ilimitado e recursos naturais limitados, produção e consumo. No entanto na maioria dos países a proteção e defesa ao meio ambiente e recente ao contrário do Brasil que já desde o século XVI estabeleceu limites para o uso de suas florestas bem como da água e do solo.
Foram realizados vários eventos (fóruns e conferências) para promover a consciência ambiental.
Em 1972 foi realizada a Primeira Conferencia das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, em Estocolmo, dela resultou uma declaração de Princípios das Florestas sobre o Meio Ambiente Urbano.
Em 1987 tivemos o Protocolo de Montreal, fixou metas mundiais de proteção da emissão de gases responsáveis pela destruição da camada de ozônio, passando assim a recuperação dessa camada.
Mas foi a partir da Eco/92, as questões ambientais passou a ter uma relevância maior, por ter tido uma grande participação de chefe de Estados e representantes de quase todos os países do mundo, contando com 118 governantes.  Dela resultou quatro grandes documentos que foram assinados pela maioria dos países. São eles:
Agenda 21 – define as ações mundiais para o sucesso do desenvolvimento sustentável.
Convenção das Mudanças Climáticas – tem por objetivo estabelecer programas de proteção à atmosfera.
Convenção sobre a Biodiversidade – Visa à preservação das espécies, mas com especial trato para aquelas em extinção.
Declaração do Rio – Com os 27 princípios ecológicos citados anteriormente, se prever a falta de consenso, porém respeitados, levarão a humanidade ao desenvolvimento sustentável.
As questões relacionadas nos documentos assinados na Eco-92 passaram a servir de mote para o direcionamento das políticas sócio-ambientais.

Em 2002 em Johannesburgo, na África do Sul, realizou a Cúpula Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável, que ficou conhecido como a Rio+10 com o objetivo de discutir o uso dos recursos naturais sem ferir o ambiente.
Em 1997 tivemos Protocolo de Kyoto, o Protocolo de Kyoto é um acordo internacional que estabelece metas de redução de gases poluentes para os países industrializados. O protocolo foi finalizado em 1997, baseado nos princípios do Tratado da ONU sobre Mudanças Climáticas, de 1992.
Na Lei 6.938 diz que o “Meio Ambiente é um conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”.
Estamos diante de um dilema, conciliar o progresso ilimitado com os recursos naturais que são finitos para que eles possam suprir o processo de produção necessário para a nossa subsistência, ou seja, o tal chamado desenvolvimento sustentável.
O equilíbrio da terra depende do bom funcionamento de seus componentes, partindo desse parâmetro é importante saber quais sobre onde ocorre, com quem frequência ocorre os crimes contra o meio ambiente.
Com a inclusão de conceitos novos, os atores interessados assim como toda sociedade, terão instrumentos necessários para avaliar, criar, decidir, gerir, contribuir e intervir pautados em informações concretas em relação os impactos negativos que vem ocorrendo na nossa região.
Essa proposta esta embasada na necessidade de avaliarmos o momento em que vivemos nossa postura diante dos conflitos existentes e na urgência que temos de tomar decisões na gestão dos recursos que utilizamos e como podemos aproveitar ou reaproveitar os resíduos que sobram. Evitar o desperdício. È uma questão de escolha.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
LEFF, Enrique. Epistemologia Ambiental. Cortês.
LOPES, Inês Vidigal. Gestão Ambiental no Brasil. São Paulo: FGV.
RIO, Vicente Del. Percepção Ambiental: a experiência brasileira. Stúdio Nobel.
TIBOR, Tom. ISO 14000: um guia para as novas formas de Gestão: São Paulo: Futura.

ATIVIDADE:
A ameaça à sobrevivência humana em face da degradação dos recursos naturais, a extinção das espécies da fauna e flora, o aquecimento da temperatura devido à emissão de gases poluentes fizeram a questão ambiental ocupar um lugar de destaque nos debates nacionais e internacionais. Foram criados vários mecanismos que visam preservar/conservar o meio ambienta, a gestão adequada é fundamental. Nesse contexto elabore um texto comentando sobre a importância dos instrumentos de proteção ambiental, como é o caso da legislação ambiental e a ISO 14000. A ISO 14000 é um conjunto de normas que visa orientar uma gestão ambiental adequada. No mínimo 2 laudas.

SUGESTÃO DE LEITURA:

SUGESTÃO VÍDEO:

Nenhum comentário:

Postar um comentário