INTRODUÇÃO:
Linguagem é qualquer e todo sistema de signos que serve de meio de
comunicação de ideias ou sentimentos através de signos convencionados, sonoros,
gráficos, gestuais etc., podendo ser percebida pelos diversos órgãos dos
sentidos, o que leva a distinguirem-se várias espécies ou tipos: linguagem
visual, corporal, gestual, etc., ou, ainda, outras mais complexas,
constituídas, ao mesmo tempo, de elementos diversos. Os elementos constitutivos
da linguagem são, pois, gestos, sinais, sons, símbolos ou palavras, usados para
representar conceitos, ideias, significados e pensamentos. Embora os animais
também comuniquem, a linguagem verbal pertence apenas ao Homem.
LINGUAGEM E ALFABETIZAÇÃO
Qual é sua importância?
Editor do Tema: Susan Rvachew, PhD, McGill University, Canadá
Tradução: B&C Revisão de Textos. Revisão técnica: Clara Brandão,
Universidade Federal De São Paulo
Revisão final: Alessandra Schneider, CONASS - Conselho Nacional de
Secretários de Saúde - Brasil
Aprender a falar é uma das conquistas mais importantes e mais visíveis
da primeira infância. Novas ferramentas de linguagem significam novas
oportunidades para a compreensão social, para aprender a respeito do mundo,
para compartilhar experiências, prazeres e necessidades. Posteriormente, nos
três primeiros anos de escola, as crianças dão mais um enorme passo do
desenvolvimento da linguagem ao aprender a ler. Embora sejam diferentes, esses
dois domínios estão também relacionados. As habilidades iniciais de linguagem estão
associadas ao posterior sucesso na leitura. Da mesma forma, a alfabetização e
as atividades pré-alfabetização podem contribuir para as competências de
linguagem da criança tanto nos anos pré-escolares como na escolarização
posterior.
Considera-se que crianças que têm dificuldades de fala e de audição têm
um comprometimento de linguagem. No Canadá e nos Estados Unidos, estima-se que
de 8% a 12% das crianças em idade pré-escolar e 12% daquelas que estão
ingressando na escola têm algum tipo de comprometimento de linguagem. Os
estudos também mostram que de 25% a 90% das crianças com comprometimentos de
linguagem apresentam distúrbios de leitura, definidos usualmente como pobre
desempenho em leitura, que ocorre após suficientes oportunidades para aprender a
ler. A incidência de distúrbios de leitura em crianças em idade escolar é
estimada entre 10% e 18%.
Quando as crianças têm dificuldade de entender os outros e de se
expressar, não surpreende que surjam problemas de ajustamento psicossocial e
emocional. Crianças que apresentam atraso ou desorganização da linguagem
correm, portanto, maior risco de apresentarem problemas sociais, emocionais e
comportamentais. As pesquisas demonstram igualmente que a maioria das crianças
que tem pobres habilidades de leitura ao final do primeiro ano do ensino
fundamental continuará a ter dificuldades de leitura mais tarde.
* Este tópico foi desenvolvido em 2004 com a colaboração do Canadian
Languager and Literacy Research Network (CLLRNet)
Fonte: http://www.enciclopedia-crianca.com/pt-pt/linguagem-alfabetizacao/qual-e-sua-importancia.html
ATIVIDADE:
Faça uma resenha do
texto de Emilia Ferreira – A Representação da linguagem e o processo de alfabetização
(http://educa.fcc.org.br/pdf/cp/n52/n52a01.pdf
). No mínimo 2 laudas.
SUGESTÃO DE LEITURA:
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