sexta-feira, 30 de novembro de 2012

CURSO DE ALFABETIZAÇÃO E LINGUÍSTICA: 3 AULA - SUBSÍDIOS DA LINGUAGEM À ALFABETIZAÇÃO



INTRODUÇÃO:
Linguagem é qualquer e todo sistema de signos que serve de meio de comunicação de ideias ou sentimentos através de signos convencionados, sonoros, gráficos, gestuais etc., podendo ser percebida pelos diversos órgãos dos sentidos, o que leva a distinguirem-se várias espécies ou tipos: linguagem visual, corporal, gestual, etc., ou, ainda, outras mais complexas, constituídas, ao mesmo tempo, de elementos diversos. Os elementos constitutivos da linguagem são, pois, gestos, sinais, sons, símbolos ou palavras, usados para representar conceitos, ideias, significados e pensamentos. Embora os animais também comuniquem, a linguagem verbal pertence apenas ao Homem.

LINGUAGEM E ALFABETIZAÇÃO
Qual é sua importância?
Editor do Tema: Susan Rvachew, PhD, McGill University, Canadá
Tradução: B&C Revisão de Textos. Revisão técnica: Clara Brandão, Universidade Federal De São Paulo
Revisão final: Alessandra Schneider, CONASS - Conselho Nacional de Secretários de Saúde - Brasil

Aprender a falar é uma das conquistas mais importantes e mais visíveis da primeira infância. Novas ferramentas de linguagem significam novas oportunidades para a compreensão social, para aprender a respeito do mundo, para compartilhar experiências, prazeres e necessidades. Posteriormente, nos três primeiros anos de escola, as crianças dão mais um enorme passo do desenvolvimento da linguagem ao aprender a ler. Embora sejam diferentes, esses dois domínios estão também relacionados. As habilidades iniciais de linguagem estão associadas ao posterior sucesso na leitura. Da mesma forma, a alfabetização e as atividades pré-alfabetização podem contribuir para as competências de linguagem da criança tanto nos anos pré-escolares como na escolarização posterior.
Considera-se que crianças que têm dificuldades de fala e de audição têm um comprometimento de linguagem. No Canadá e nos Estados Unidos, estima-se que de 8% a 12% das crianças em idade pré-escolar e 12% daquelas que estão ingressando na escola têm algum tipo de comprometimento de linguagem. Os estudos também mostram que de 25% a 90% das crianças com comprometimentos de linguagem apresentam distúrbios de leitura, definidos usualmente como pobre desempenho em leitura, que ocorre após suficientes oportunidades para aprender a ler. A incidência de distúrbios de leitura em crianças em idade escolar é estimada entre 10% e 18%.
Quando as crianças têm dificuldade de entender os outros e de se expressar, não surpreende que surjam problemas de ajustamento psicossocial e emocional. Crianças que apresentam atraso ou desorganização da linguagem correm, portanto, maior risco de apresentarem problemas sociais, emocionais e comportamentais. As pesquisas demonstram igualmente que a maioria das crianças que tem pobres habilidades de leitura ao final do primeiro ano do ensino fundamental continuará a ter dificuldades de leitura mais tarde.

* Este tópico foi desenvolvido em 2004 com a colaboração do Canadian Languager and Literacy Research Network (CLLRNet)

ATIVIDADE:
Faça uma resenha do texto de Emilia Ferreira – A Representação da linguagem e o processo de alfabetização (http://educa.fcc.org.br/pdf/cp/n52/n52a01.pdf ). No mínimo 2 laudas.

SUGESTÃO DE LEITURA:

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