quinta-feira, 29 de novembro de 2012

CURSO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: 3 AULA - DEFICIÊNCIA AUDITIVA – LIBRAS



EMENTA:
Novas linguagens e tecnologias na educação inclusiva, Aspectos anátomo-funcionais do sistema auditivo, Deficiência auditiva: prevenção, diagnóstico e reabilitação. Introdução à educação de surdos, Introdução à linguística e à gramática da língua de sinais, Aquisição de repertório Lex cal em LIBRAS, Sinalização no contexto dialógico em Línguas de Sinais, Conhecimento introdutório à gramática de LIBRAS, Prática em diversas situações para interpretação em LIBRAS (música, histórias infantis, palestras, aula, etc.)

INTRODUÇÃO:
O que é deficiência auditiva?
Ricardo Ampudia (novaescola@atleitor.com.br)

É a perda parcial ou total da audição, causada por má-formação (causa genética), lesão na orelha ou nas estruturas que compõem o aparelho auditivo.
A deficiência auditiva moderada é a incapacidade de ouvir sons com intensidade menor que 50 decibéis e costuma ser compensada com a ajuda de aparelhos e acompanhamento terapêutico. Em graus mais avançados, como na perda auditiva severa (quando a pessoa não consegue ouvir sons abaixo dos 80 decibéis  em média) e profunda (quando não escuta sons emitidos com intensidade menor que 91 decibéis , aparelhos e órteses ajudam parcialmente, mas o aprendizado de Libras e da leitura orofacial, sempre que possível, é recomendado.
Perdas auditivas acima desses níveis são consideradas casos de surdez total. Quanto mais agudo o grau de deficiência auditiva, maior a dificuldade de aquisição da língua oral. É importante lembrar que a perda da audição deve ser diagnosticada por um médico especialista ou por um fonoaudiólogo.

Como lidar com a deficiência auditiva na escola?
Toda escola regular com alunos com deficiência auditiva tem o direito de receber um intérprete de Libras e material de apoio para as salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Para isso, recomenda-se que a direção da escola entre em contato com a Secretaria de Educação responsável.
No dia a dia, posturas simples do professor em sala facilitam o aprendizado do aluno surdo. Traga- o para as primeiras carteiras e fale com clareza, evitando cobrir a boca ou virar de costas para a turma, para permitir a leitura orofacial no caso dos alunos que sabem fazê-lo. Dê preferência ao uso de recursos visuais nas aulas, como projeções e registros no quadro negro.
Para os alunos com perda auditiva severa ou surdez, a aquisição da Língua Brasileira de Sinais é fundamental para a comunicação com os demais e para o processo de alfabetização inicial. O aprendizado de libras ocorre no contraturno, nas salas de AEE.
É importante que professores da escola solicitem treinamento para aprender libras ou peçam o acompanhamento de um intérprete em sala. Isso garante a inclusão mais efetiva dos alunos.

ATIVIDADE:
Faça uma resenha do seguinte documentário: http://www.youtube.com/watch?v=S-pCac5yQuk
Roteiro para Resenha
  1. Cabeçalho: tema do vídeo.
  2. Uma exposição sintética do conteúdo do vídeo (destacando o assunto, os objetivos, a ideia central, os principais passos do raciocínio do autor (a)).
  3. Comentários críticos (poderão ser destacados a contribuição do vídeo, sua qualidade científica, originalidade, falhas, incoerências, limitações do livro, etc.).
  4. A resenha deverá conter: a) no máximo 4 laudas, b) digitadas em espaço um e meio, fonte arial ou times new roman, tamanho 12, papel A4.


SUGESTÃO DE VÍDEO:


SUGESTÃO DE LEITURA:


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

DE QUADRO, Ronice Muller. O tradutor e interprete de língua brasileira de sinais e língua portuguesa

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