Nenhuma das aplicações da psicanálise excitou tanto
interesse e despertou tantas esperanças (...) quanto seu emprego na teoria e na
prática da educação. ( Freud, 1925)
EMENTA:
A noção de personalidade. Os modelos Psicanalíticos:
Psicanálise e Educação, A psicologia no atendimento e na relação clinica e
institucional, O apoio psicanalítico no atendimento psicopedagógico. A
importância da psicanálise e da psicologia na psicopedagogia.
INTRODUÇÃO:
Dicionário de Psicanálise:
O termo corrente em psicologia, filosofia e lógica.
É empregado para designar ora um indivíduo, como alguém que é simultaneamente
observador dos outros e observado por eles, ora uma instância com a qual é
relacionado um predicado ou um atributo. Em filosofia, desde René Descartes
(1596-1650) e Immanuel Kant (1724-1804) até Edmund Hunsserl (1859-1938), o
sujeito é definido como o próprio homem enquanto fundamento de seus próprios
pensamentos e atos. É, pois, a essência da subjetividade humana, no que ela tem
de universal e singular. Nessa acepção, própria da filosofia ocidental, o
sujeito é definido como sujeito do conhecimento, do direito ou da consciência,
seja essa consciência empírica, transcendental ou fenomênica. (ROUDINESCO e
PLON, 1994 p. 742).
ATIVIDADE:
Descreva as principais técnicas usadas por Freud
para analisar o inconsciente e como isso pode contribuir no processo de ensino
aprendizagem? Justifique sua resposta e cite exemplos.
SUGESTÃO
DE LEITURA:
PSICANÁLISE E PSICOPEDAGOGIA – Autora: KÁTIA
FLAMIGUH RODRIGUES SANTOS
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
ALENCAR,
E. M. L. S. (org.). Novas contribuições da psicologia aos processos de
ensino e aprendizagem. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1993. 217p.
CORDIÉ,
Annie - Os Atrasados não existem - Psicanálise de Crianças com Fracasso
Escolar. Porto Alegre, Artes
Médicas, 1996.
LAJONQUIERE,
Leandro. A clínica psicopedagogia entre o saber e o conhecimento. In
Educação, Sociedade, Ago 1989.
PIAGET,
J. & INHELDER, B. A Psicologia da Criança. São Paulo:
Pioneira, 1992.
Nenhum comentário:
Postar um comentário