sexta-feira, 16 de novembro de 2012

CURSO DE PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL: 2 AULA - CONTRIBUIÇÕES DA PSICANÁLISE NA PSICOPEDAGOGIA



Nenhuma das aplicações da psicanálise excitou tanto interesse e despertou tantas esperanças (...) quanto seu emprego na teoria e na prática da educação. ( Freud, 1925)

EMENTA:
A noção de personalidade. Os modelos Psicanalíticos: Psicanálise e Educação, A psicologia no atendimento e na relação clinica e institucional, O apoio psicanalítico no atendimento psicopedagógico. A importância da psicanálise e da psicologia na psicopedagogia.

INTRODUÇÃO:
Dicionário de Psicanálise:
O termo corrente em psicologia, filosofia e lógica. É empregado para designar ora um indivíduo, como alguém que é simultaneamente observador dos outros e observado por eles, ora uma instância com a qual é relacionado um predicado ou um atributo. Em filosofia, desde René Descartes (1596-1650) e Immanuel Kant (1724-1804) até Edmund Hunsserl (1859-1938), o sujeito é definido como o próprio homem enquanto fundamento de seus próprios pensamentos e atos. É, pois, a essência da subjetividade humana, no que ela tem de universal e singular. Nessa acepção, própria da filosofia ocidental, o sujeito é definido como sujeito do conhecimento, do direito ou da consciência, seja essa consciência empírica, transcendental ou fenomênica. (ROUDINESCO e PLON, 1994 p. 742).

ATIVIDADE:
Descreva as principais técnicas usadas por Freud para analisar o inconsciente e como isso pode contribuir no processo de ensino aprendizagem? Justifique sua resposta e cite exemplos.

SUGESTÃO DE LEITURA:
PSICANÁLISE E PSICOPEDAGOGIA – Autora: KÁTIA FLAMIGUH RODRIGUES SANTOS

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ALENCAR, E. M. L. S. (org.). Novas contribuições da psicologia aos processos de ensino e aprendizagem. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1993. 217p.
CORDIÉ, Annie - Os Atrasados não existem - Psicanálise de Crianças com Fracasso Escolar.  Porto Alegre, Artes Médicas, 1996.
LAJONQUIERE, Leandro. A clínica psicopedagogia entre o saber e o conhecimento. In Educação, Sociedade, Ago 1989.
PIAGET, J. & INHELDER, B. A Psicologia da Criança. São Paulo: Pioneira, 1992.

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