sexta-feira, 30 de novembro de 2012

CURSO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA: 4 AULA - A TEORIA DA NARRATIVA E O CONTO CONTEMPORÂNEO




Todo sistema de educação é uma maneira política de manter ou de modificar a apropriação dos discursos, com os saberes e os poderes que eles trazem consigo.
Michel Foucault

INTRODUÇÃO:
Elementos básicos da narrativa:
Fato - o que se vai narrar (O quê?)
Tempo - quando o fato ocorreu (Quando?)
Lugar - onde o fato se deu (Onde?)
Personagens - quem participou ou observou o ocorrido (Com quem?)
Causa - motivo que determinou a ocorrência (Por quê?)
Modo - como se deu o fato (Como?)
Conseqüências (Geralmente provoca determinado desfecho)
A modalidade narrativa de texto pode constituir-se de diferentes maneiras: piada, peça teatral, crônica, novela, conto, fábula etc.
Uma narrativa pode trazer falas de personagens entremeadas aos acontecimentos, faz-se uso dos chamados discursos: direto, indireto ou indireto livre.
No discurso direto, o narrador transcreve as palavras da própria personagem. Para tanto, recomenda-se o uso de algumas notações gráficas que marquem tais falas: travessão, dois pontos, aspas. Mais modernamente alguns autores não fazem uso desses recursos.
O discurso indireto apresenta as palavras das personagens através do narrador que reproduz uma síntese do que ouviu, podendo suprimir ou modificar o que achar necessário. A estruturação desse discurso não carece de marcações gráficas especiais, uma vez que sempre é o narrador que detém a palavra. Usualmente, a estrutura traz verbo dicendi (elocução) e oração subordinada substantiva com verbo num tempo passado em relação à fala da personagem.
Quanto ao discurso indireto livre, é usado como uma estrutura bastante informal de colocar frases soltas, sem identificação de quem a proferiu, em meio ao texto. Trazem, muitas vezes, um pensamento do personagem ou do narrador, um juízo de valor ou opinião, um questionamento referente a algo mencionado no texto ou algo parecido. Esse tipo de discurso é o mais usado atualmente, sobretudo em crônicas de jornal, histórias infantis e pequenos contos.


ATIVIDADE:

A partir da leitura dos textos http://www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria/1576196, elabore um conto com no mínimo 2 laudas (tema livre).


SUGESTÃO DE LEITURAS:




SUGESTÃO DE VIDEOS:



REFERÊNCIAS:

ARRIGUCCI Jr., Davi. Teoria da narrativa: posições do narrador. In: Jornal de Psicanálise 57, 1998.
REIS, Carlos; LOPES, Ana Cristina M. Dicionário de Teoria da Narrativa. São Paulo. Ática, 1988
NUNES, Benedito. O tempo na narrativa. São Paulo: Ática, 1988.
KIEFER, Charles. A poética do conto: de Poe a Borges, um passeio pelo gênero. São Paulo: Leya, 2011.
REIS, Carlos. O conhecimento da literatura. Lisboa: Presença, 2002.
WOOD, James. Como funciona a ficção. Trad. de Denise Bottmann. S. Paulo: Cosac Naify, 2011.

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