Todo
sistema de educação é uma maneira política de manter ou de modificar a
apropriação dos discursos, com os saberes e os poderes que eles trazem consigo.
Michel
Foucault
INTRODUÇÃO:
Elementos básicos da
narrativa:
Fato - o que se vai
narrar (O quê?)
Tempo - quando o fato
ocorreu (Quando?)
Lugar - onde o fato se
deu (Onde?)
Personagens - quem
participou ou observou o ocorrido (Com quem?)
Causa - motivo que
determinou a ocorrência (Por quê?)
Modo - como se deu o
fato (Como?)
Conseqüências
(Geralmente provoca determinado desfecho)
A modalidade narrativa
de texto pode constituir-se de diferentes maneiras: piada, peça teatral,
crônica, novela, conto, fábula etc.
Uma narrativa pode
trazer falas de personagens entremeadas aos acontecimentos, faz-se uso dos
chamados discursos: direto, indireto ou indireto livre.
No discurso direto, o
narrador transcreve as palavras da própria personagem. Para tanto, recomenda-se
o uso de algumas notações gráficas que marquem tais falas: travessão, dois
pontos, aspas. Mais modernamente alguns autores não fazem uso desses recursos.
O discurso indireto
apresenta as palavras das personagens através do narrador que reproduz uma síntese
do que ouviu, podendo suprimir ou modificar o que achar necessário. A
estruturação desse discurso não carece de marcações gráficas especiais, uma vez
que sempre é o narrador que detém a palavra. Usualmente, a estrutura traz verbo
dicendi (elocução) e oração subordinada substantiva com verbo num tempo passado
em relação à fala da personagem.
Quanto ao discurso
indireto livre, é usado como uma estrutura bastante informal de colocar frases
soltas, sem identificação de quem a proferiu, em meio ao texto. Trazem, muitas
vezes, um pensamento do personagem ou do narrador, um juízo de valor ou
opinião, um questionamento referente a algo mencionado no texto ou algo
parecido. Esse tipo de discurso é o mais usado atualmente, sobretudo em
crônicas de jornal, histórias infantis e pequenos contos.
ATIVIDADE:
A partir da leitura dos
textos http://www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria/1576196,
elabore um conto com no mínimo 2 laudas (tema livre).
SUGESTÃO
DE LEITURAS:
SUGESTÃO
DE VIDEOS:
REFERÊNCIAS:
ARRIGUCCI Jr., Davi. Teoria da narrativa: posições do narrador. In: Jornal de
Psicanálise 57, 1998.
REIS, Carlos; LOPES, Ana Cristina M. Dicionário de Teoria da Narrativa.
São Paulo. Ática, 1988
NUNES, Benedito.
O tempo na narrativa. São Paulo: Ática, 1988.
KIEFER, Charles.
A poética do conto: de Poe a Borges, um passeio pelo gênero. São Paulo:
Leya, 2011.
REIS, Carlos.
O conhecimento da literatura. Lisboa: Presença, 2002.
WOOD, James.
Como funciona a ficção. Trad. de Denise Bottmann. S. Paulo: Cosac Naify,
2011.
E a atividade?
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