quarta-feira, 28 de novembro de 2012

CURSO DE MATEMÁTICA: 2 AULA - INFORMÁTICA APLICADA AO ENSINO DA MATEMÁTICA: AMBIENTES VIRTUAIS APLICADOS À APRENDIZAGEM



INTRODUCÃO:

Essa disciplina tem por objetivo principal fazer com que os docentes adquiram a capacidade de utilizar e integrar todas as tecnologias de que se dispõem no processo de ensino-aprendizagem; ou seja: que esses profissionais aprendam a tomar decisões acertadas sobre o recurso ideal para potencializar, de uma maneira simples e eficaz, a aprendizagem dos objetivos que pretendam desenvolver em suas programações educativas.

Aplicação das novas Tecnologias na Educação
Atualmente vivemos na sociedade do conhecimento e da informação.
A sociedade atual vive imersa na tecnologia.
O cidadão convive no dia-a-dia com a tecnologia.

Como o uso da Tecnologia pode  contribuir no Desenvolvimento Cognitivo do educando:
Há evidências e resultados científicos que demonstram  que o uso das TICs na educação possibilitam um resultado cognitivo superior quando comparado à metodologias tradicionais
Em determinados conteúdos  e situações de aprendizagem, o uso das TICs se apresenta como uma alternativa bastante superior aos métodos tradicionais de ensino
Exemplos: ensino de geometria, funções e o uso de simulações.
Potencial de Colaboração e Cooperação:
Os ambientes virtuais de aprendizagem, no sentido mais amplo, permitem um potencial de colaboração e cooperação que ultrapassam os limites de tempo e espaço da sala de aula.

ATIVIDADE:

O trabalho da disciplina consiste na realização de um plano de aula. O plano de aula consiste na utilização de um recurso tecnológico em uma aula específica (deverão concretizar o nível educacional, o nível dos estudantes, assim como uma breve descrição do centro de ensino e da cidade em que ele se encontra). Esse recurso deve incluir algum tipo de material, por exemplo, uma aplicação multimídia, um vídeo educativo, etc.

SUGESTÃO DE LEITURA:


SUGESTÃO DE VÍDEOS:

Novas tecnologias, novos modos de ensinar, novos modos de aprender : https://www.youtube.com/watch?v=1iDhagwKvp0

Nenhum comentário:

Postar um comentário