terça-feira, 6 de novembro de 2012

CURSO DE MATEMÁTICA: AULA 1 - Tópicos em Educação Matematica



EMENTAS:
Conhecer e/ou dar sentido ao ensino e aprendizagem da matemática, História da Matemática como metodologia de ensino.

ATIVIDADES:
Elaboração de projetos de pesquisa cujo foco, campo e alvo da ação seja a sala de aula e a prática docente no ensino da matemática.

SUGESTÃO DE LEITURA:
A educação matemática: uma área de conhecimento em consolidação. O papel da constituição de um grupo de trabalho dessa área na ANPED. http://www.ufrrj.br/emanped/paginas/conteudo_producoes/docs_26/educacao.pdf


REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

BRAVO, Fernández, HUETE, Sanchez. O ensino da Matemática. Porto alegre: ARTMED, 2006, 232 p.
D'AMBROSIO, Ubiratan. Da realidade à ação: reflexos sobre Educação Matemática. Campinas:  UNICAMP, 1986, 115 p.
__________________. Educação Matemática: da teoria à prática. Campinas: Papirus, 1996
FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sergio.  Investigação em Educação Matemática. Campinas: Autores associados, 2006, 224 p. 
PAIS, Luiz Carlos.  Didática da Matemática. Uma análise da influência francesa. B.Horizonte: Autêntica, 2002. 
PIRES, Célia.  Currículos de Matemática: da organização linear à ideia de rede. São Paulo: FTD, 2000, 223p.
PONTE, João Pedro da. Investigações matemáticas na sala de aula  Belo Horizonte: Autêntica, 2003. 152 p. (Coleção Tendências em Educação Matemática, 7 - ISBN 85-7526-103-7 - 1.  
PONTE, João Pedro da. O conceito de função no currículo de Matemática.  Educação e Matemática, Lisboa, n. 15, 1990, p.3-9

Nenhum comentário:

Postar um comentário