EMENTAS:
Conhecer e/ou dar sentido ao ensino e aprendizagem
da matemática, História da Matemática como metodologia de ensino.
ATIVIDADES:
Elaboração de projetos de pesquisa cujo foco, campo
e alvo da ação seja a sala de aula e a prática docente no ensino da matemática.
SUGESTÃO DE LEITURA:
A educação matemática: uma área de conhecimento em consolidação.
O papel da constituição de um grupo de trabalho dessa área na ANPED. http://www.ufrrj.br/emanped/paginas/conteudo_producoes/docs_26/educacao.pdf
REFERENCIAS
BIBLIOGRÁFICAS:
BRAVO, Fernández,
HUETE, Sanchez. O ensino da Matemática.
Porto alegre: ARTMED, 2006, 232 p.
D'AMBROSIO, Ubiratan. Da realidade à ação: reflexos sobre
Educação Matemática. Campinas: UNICAMP,
1986, 115 p.
__________________. Educação Matemática: da teoria à prática.
Campinas: Papirus, 1996
FIORENTINI, Dario;
LORENZATO, Sergio. Investigação em Educação Matemática. Campinas: Autores associados,
2006, 224 p.
PAIS, Luiz Carlos. Didática
da Matemática. Uma análise da influência francesa. B.Horizonte: Autêntica,
2002.
PIRES, Célia. Currículos
de Matemática: da organização linear à ideia de rede. São Paulo: FTD, 2000,
223p.
PONTE, João Pedro da. Investigações matemáticas na sala de
aula Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
152 p. (Coleção Tendências em Educação Matemática, 7 - ISBN 85-7526-103-7 -
1.
PONTE, João Pedro da. O conceito de função no currículo de
Matemática. Educação e Matemática,
Lisboa, n. 15, 1990, p.3-9
Nenhum comentário:
Postar um comentário