quarta-feira, 28 de novembro de 2012

CURSO DE MATEMÁTICA: 3 AULA - TÓPICOS EM ARITMÉTICA, ÁLGEBRA, GEOMETRIA E CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL





INTRODUÇÃO:
Introdução ao Cálculo diferencial e Integral
Através dos séculos a Matemática tem sido a mais poderosa e efetiva ferramenta para a compreensão das leis que regem a Natureza e o Universo.  Os tópicos introdutórios que apresentamos neste curso originaram-se, inicialmente, dos problemas práticos que surgiram no dia a dia e que continuaram impulsionados pela curiosidade humana de entender e explicar os fenômenos que regem a natureza.
Historicamente, o Cálculo Diferencial e Integral de uma variável estuda dois tipos de problemas: os associados à noção de derivada, e os problemas de integração. Os relativos à derivação envolvem variações ou mudanças, como por exemplo, a expansão de uma epidemia, os comportamentos econômicos ou a propagação de poluentes na atmosfera, dentre outros. Como exemplos de problemas relacionados à integração destacam-se o cálculo das áreas de regiões delimitadas por curvas, do volume de sólidos e do trabalho realizado por uma partícula.
Grande parte do Cálculo Diferencial e Integral foi desenvolvida no século XVIII por Isaac Newton para estudar problemas de Física e Astronomia. Aproximadamente na mesma época, Gottfried Wilhelm Leibniz, independentemente de Newton, também desenvolveu considerável parte do assunto. Devemos a Newton e Leibniz o estabelecimento da estreita relação entre derivada e integral por meio de um teorema fundamental. As notações sugeridas por Leibniz são as universalmente usadas.
O principal objetivo da disciplina é apresentar os primeiros passos do Cálculo Diferencial e Integral  de uma variável com simplicidade, através de exemplos e utilização dos MPD, sem muita preocupação com o aspecto formal da disciplina, dando ênfase à interpretação geométrica e intuitiva dos conteúdos. O nosso texto inclui a maioria da teoria básica, assim como exemplos aplicados e problemas. Provas e teoremas são ilustrados através de exemplos, aplicações e utilização de ferramentas de simulação  incluídos como referência ou leitura adicional. 
Os conceitos centrais do Cálculo Diferencial e Integral de uma variável são relativamente profundos e não se espera que possam ser assimilados de uma só vez. Neste nível, o importante é que o internauta desenvolva a habilidade de pesquisar formas mais eficientes de calcular e adquira a compreensão intuitiva dos problemas.
A Equipe IGM espera que os artigos disponíveis no IGM permita ao internauta  um acesso rápido e agradável ao Cálculo Diferencial e Integral de uma variável. Não podemos deixar de recomendar aos alunos a utilização, dos MPD disponíveis, pois eles são um complemento útil ao aprendizado da disciplina.
Neste artigo apresentaremos uma breve revisão de alguns tópicos do 2o grau essenciais para o estudo do Cálculo de uma Variável Real.
Admitiremos a familiaridade do internauta com o conjunto dos números reais, denotado por R, com as operações fundamentais e suas respectivas propriedades, bem como com a visualização geométrica de R como uma reta, onde se fixou a origem, a unidade e um sentido de percurso.

ATIVIDADE:
Elabore uma aula utilizando um dos principais tópicos da Aritmética ou da Álgebra ou da Geometria ou de Cálculo Diferencial e Integral.
Critérios para avaliação dessa atividade:
•          Recursos didáticos utilizados
•          Metodologia/aplicação
•          Que os objetivos da aula sejam claro e estejam de acordo com a idade/serie
•          Instrumentos avaliativos
•          Criatividade
•          Originalidade

SUGESTÃO LEITURA:

SUGESTÃO DE VÍDEO:

Nenhum comentário:

Postar um comentário