quinta-feira, 29 de novembro de 2012

CURSO DE LÍNGUA INGLESA: 2 AULA - MORFOSSINTAXE DA LÍNGUA INGLESA



A crescente utilização da língua inglesa como idioma universal num mundo globalizado, sua história e a forma como esse processo tem-se desenvolvido  com a revolução tecnológica proporcionada, principalmente, pela informática, deparamo-nos com a necessidade clara de o homem moderno ser inserido nesse contexto global, através de um idioma que alcance a todos, dando-lhe condições de comunicar-se de uma maneira única.  A língua inglesa possui um sistema de inflexão muito simples, se comparado com a maioria das línguas indo-européias. Não tem gênero gramatical, pois os adjetivos são invariáveis. Há, entretanto, resquícios de flexão casual (o genitivo saxônico e pronomes oblíquos). Não há formas passivas sintéticas, mas apenas três modos: indicativo, imperativo e subjuntivo, este raramente usado. A Morfossintaxe da Língua Inglesa  visa o estudo dos aspectos e componentes morfossintáticos da língua inglesa, com vistas ao seu uso em situações de interação comunicativa; através desta é feito o estudo das estruturas morfológicas básicas, regras de formação de palavras, morfologia verbal e nominal, constituintes morfológicos e constituintes sintáticos. Constituintes, categorias e funções sintáticas. O predicado: os verbos e o sintagma verbal. Auxiliares primários e auxiliares modais. A sentença simples e suas diferentes estruturas. Elementos sentenciais definidos sintática e semanticamente. A negação. Classificação formal das sentenças e suas funções no discurso. Na morfossintaxe da Língua Inglesa é feito o estudo das estruturas morfológicas mais complexas: Tipos de ligação oracionais. As orações coordenadas. As orações reduzidas de infinitivo, gerúndio e particípio. As orações encaixadas. As orações completivas nominais. As orações adjuntivas adverbiais.  Sabe-se que aprendizagem de uma língua é vista como um processo de socialização em comunidades discursivas específicas. Sob esse ângulo, os educandos devem ser encorajados a participar de interação social autêntica a fim de poderem praticar situações comunicativas fora do contexto de sala de aula. Isso se torna possível através da colaboração entre alunos em tarefas e projetos autênticos ao aprenderem simultaneamente o conteúdo e a forma linguística.   Faz-se necessário criar meios para que a interação daqueles que estão interessados em buscar alternativas de ensino-aprendizagem de línguas, vise a língua não só como um conjunto de regras gramaticais, mas sim como práticas discursivas   efetivas na aprendizagem do educando.

ATIVIDADE:
Como se pode verificar a partir da leitura do texto acima, a estrutura gramatical da língua Inglesa é muito simples o que facilita sua aprendizagem, você concorda com essa afirmação? Elabore um texto colocando sua opinião, não esqueça de justificar sua resposta. O texto deve ter no mínimo 2 laudas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:        
BROWN, H. Douglas, Teaching by principles: and interactive  language pedagogy. 2nd ed. San Francisco: State University, 2001.        
http://www.bookcouncil.org.nz/writers/foleydiane.html. Acessado em 13 de Setembro  de 2010.   
 http://www.infoescola.com/ingles/php..Acessado em 13 de Setembro de 2010.
http://www.solinguainglesa.com.br/conteudo/indice.php.Acessado em 13 de Setembro de 2010.
http://weblivro.blogspot.com/2009/01/english-grammar-in-use-raymond murphy.html. Acessado em 13 de setembro de 2010.

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