A crescente utilização
da língua inglesa como idioma universal num mundo globalizado, sua história e a
forma como esse processo tem-se desenvolvido
com a revolução tecnológica proporcionada, principalmente, pela
informática, deparamo-nos com a necessidade clara de o homem moderno ser
inserido nesse contexto global, através de um idioma que alcance a todos,
dando-lhe condições de comunicar-se de uma maneira única. A língua inglesa possui um sistema de
inflexão muito simples, se comparado com a maioria das línguas indo-européias.
Não tem gênero gramatical, pois os adjetivos são invariáveis. Há, entretanto,
resquícios de flexão casual (o genitivo saxônico e pronomes oblíquos). Não há
formas passivas sintéticas, mas apenas três modos: indicativo, imperativo e
subjuntivo, este raramente usado. A Morfossintaxe da Língua Inglesa visa o estudo dos aspectos e componentes
morfossintáticos da língua inglesa, com vistas ao seu uso em situações de
interação comunicativa; através desta é feito o estudo das estruturas
morfológicas básicas, regras de formação de palavras, morfologia verbal e
nominal, constituintes morfológicos e constituintes sintáticos. Constituintes,
categorias e funções sintáticas. O predicado: os verbos e o sintagma verbal.
Auxiliares primários e auxiliares modais. A sentença simples e suas diferentes
estruturas. Elementos sentenciais definidos sintática e semanticamente. A
negação. Classificação formal das sentenças e suas funções no discurso. Na
morfossintaxe da Língua Inglesa é feito o estudo das estruturas morfológicas
mais complexas: Tipos de ligação oracionais. As orações coordenadas. As orações
reduzidas de infinitivo, gerúndio e particípio. As orações encaixadas. As
orações completivas nominais. As orações adjuntivas adverbiais. Sabe-se que aprendizagem de uma língua é
vista como um processo de socialização em comunidades discursivas específicas.
Sob esse ângulo, os educandos devem ser encorajados a participar de interação
social autêntica a fim de poderem praticar situações comunicativas fora do
contexto de sala de aula. Isso se torna possível através da colaboração entre
alunos em tarefas e projetos autênticos ao aprenderem simultaneamente o
conteúdo e a forma linguística. Faz-se necessário
criar meios para que a interação daqueles que estão interessados em buscar
alternativas de ensino-aprendizagem de línguas, vise a língua não só como um
conjunto de regras gramaticais, mas sim como práticas discursivas efetivas na aprendizagem do educando.
ATIVIDADE:
Como se pode verificar
a partir da leitura do texto acima, a estrutura gramatical da língua Inglesa é
muito simples o que facilita sua aprendizagem, você concorda com essa afirmação?
Elabore um texto colocando sua opinião, não esqueça de justificar sua resposta.
O texto deve ter no mínimo 2 laudas.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS:
BROWN, H. Douglas, Teaching by principles: and interactive
language pedagogy. 2nd ed. San Francisco: State University, 2001.
http://www.bookcouncil.org.nz/writers/foleydiane.html.
Acessado em 13 de Setembro de 2010.
http://www.infoescola.com/ingles/php..Acessado
em 13 de Setembro de 2010.
http://www.solinguainglesa.com.br/conteudo/indice.php.Acessado
em 13 de Setembro de 2010.
http://weblivro.blogspot.com/2009/01/english-grammar-in-use-raymond
murphy.html. Acessado em 13 de setembro de 2010.
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