INTRODUÇÃO:
A polêmica sobre ensinar ou não as crianças a ler e a escrever já na
Educação Infantil tem origem em pressupostos diferentes a respeito de várias
questões. Entre elas:
■ O que é alfabetização? Alguns educadores acham que é a aquisição do
sistema alfabético de escrita; outros, um processo pelo qual a pessoa se torna
capaz de ler, compreender o texto e se expressar por escrito.
■ Como se aprende a ler e escrever? Pode ser uma aprendizagem de
natureza perceptual e motora ou de natureza conceitual. O ensino, no primeiro
caso, pode estar baseado no reconhecimento e na cópia de letras, sílabas e
palavras. No segundo, no planejamento intencional de práticas sociais mediadas
pela escrita, para que as crianças delas participem e recebam informações
contextualizadas.
■ O que é a escrita? Há quem defenda ser um simples código de
transcrição da fala e os que acreditam ser ela um sistema de representação da
linguagem, um objeto social complexo com diferentes usos e funções.
Tudo sobre alfabetização! - Edição especial sobre alfabetização
Em razão desses diferentes pressupostos, alguns educadores receiam a
antecipação de práticas pedagógicas tradicionais do Ensino Fundamental antes
dos 6 anos (exercícios de prontidão, cópia e memorização) e a perda do lúdico.
Como se a escrita entrasse por uma porta e as atividades com outras linguagens
(música, brincadeira, desenho etc.) saíssem por outra. Por outro lado, há quem
valorize a presença da cultura escrita na Educação Infantil por entender que
para o processo de alfabetização é importante a criança ter familiaridade com o
mundo dos textos.
Na Educação Infantil, as crianças recebem informações sobre a escrita
quando: brincam com a sonoridade das palavras, reconhecendo semelhanças e
diferenças entre os termos; manuseiam todo tipo de material escrito, como
revistas, gibis, livros, fascículos etc.; e o professor lê para a turma e serve
de escriba na produção de textos coletivos.
Alguns alunos estão imersos nesse contexto, convivendo com adultos
alfabetizados e com livros em casa e aprendendo as letras no teclado do
computador. Eles fazem parte de um mundo letrado, de um ambiente alfabetizador.
Outros não: há os que vivem na zona rural, onde a escrita não é tão presente, e
os que, mesmo morando em centros urbanos, não têm contato com pessoas
alfabetizadas e com os usos sociais da leitura e da escrita.
Grande parte das crianças da escola pública depende desse espaço para
ter acesso a esse patrimônio cultural. A Educação Infantil é uma etapa
fundamental do desenvolvimento escolar das crianças. Ao democratizar o acesso à
cultura escrita, ela contribui para minimizar diferenças socioculturais. Para
que os alunos aprendam a ler e a escrever, é preciso que participem de atos de
leitura e escrita desde o início da escolarização. Se a Educação Infantil
cumprir seu papel, envolvendo os pequenos em atividades que os façam pensar e
compreender a escrita, no final dessa etapa eles estarão naturalmente
alfabetizados (ou aptos a dar passos mais ousados em seus papéis de leitores e
escritores)".
ATIVIDADE:
Elabore um roteiro
de uma atividade em envolva a escrita e a leitura na educação infantil.
SUGESTÃO DE LEITURA:
SUGESTÃO DE VÍDEO:
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