quarta-feira, 14 de novembro de 2012

CURSO DE HISTÓRIA: 1 AULA - TEORIA E FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DO ENSINO DA HISTÓRIA



Atividade:
Faça um fichamento das fontes fundamentais (autores) do pensamento históricos e cite suas principais contribuições para a evolução do ensino da historia. No mínimo 5 laudas.

Sugestão de Leitura:


Bibliografia Básica:
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar. SP: Cortez, 1995.
NEMI, Ana Lúcia Lana; MARTINS, João Carlos. Didática de História: o tempo vivido, uma outra história. São Paulo: FTD, 1996.
NIKITIUKI, Sonia Leite. Repensando o ensino da História. São Paulo: Cortez, 1994.
PINSKY, Jaime (Org.) O Ensino da História e a criação do fato. São Paulo: Contexto,1994.
PENTEADO,Heloísa Dupas. Metodologia do Ensino de História e Geografia. São Paulo: Cortez 1994.

Bibliografia Complementar:
NAPOLITANO, Marcos. História e Música. História Cultural da Música Popular. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2002.
PAIVA, Eduardo. História & Imagens. Belo Horizonte: Autêntica, 2002
BARBOSA, Alexandre (orgs). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2005.
FARIA, Maria Alice. O jornal na sala de aula. 13ª ed. São Paulo: Contexto, 2004.
MENEZES, Gilda. Como usar outras linguagens em sala de aula. 4ª ed. São Paulo: Contexto, 2003.

Um comentário:

  1. De qual texto é para fazer esse fichamento? Onde encontro?

    Grata Andréia

    ResponderExcluir