quarta-feira, 28 de novembro de 2012

CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL: 5 AULA - EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ESTUDOS DE IMPACTOS




EMENTA: Evolução e objetivos da E. A. Conferência de Tbilisi. Recomendações da RIO-92. Princípios da educação para as sociedades sustentáveis e responsabilidade global. Facetas para a ação educativa: premissas, enfoques e técnicas. A EA e a transdisciplinaridade. As ONGs e os movimentos sociais. Contextualização da questão ambiental: Conceituação básica, meio ambiente, impacto ambiental. O processo de avaliação de impactos ambientais (AIA): EIA/RIMA.

INTRODUÇÃO:
Estudos Ambientais
A premissa fundamental do licenciamento ambiental consiste na exigência de avaliação de impacto ambiental para os empreendimentos e atividades passíveis de licenciamento, de forma a prevenir e/ou mitigar danos ambientais que venham a afetar o equilíbrio ecológico e socioeconômico, comprometendo a qualidade ambiental de uma determinada localidade, região ou país.
O estudo de impacto ambiental e respectivo relatório de impacto ambiental - EIA/RIMA, instituído pela Resolução do CONAMA nº 001/86, constitui a avaliação de impacto ambiental utilizada nos procedimentos de licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades consideradas causadoras de significativa degradação ambiental. Contudo, a critério do órgão ambiental competente, e quando verificado que o empreendimento ou atividade não é potencialmente causador de significativa degradação poderá ser solicitado estudo ambiental diverso, em conformidade com a tipologia, localidade e características do empreendimento ou atividade a ser licenciada.
O escopo do estudo de impacto ambiental compreende, em linhas gerais, as atividades técnicas de diagnóstico ambiental, análise de impactos ambientais, definição de medidas mitigadoras de impactos ambientais, elaboração de programa de acompanhamento e monitoramento ambiental de projetos e atividades impactantes ao meio.

A ameaça à sobrevivência humana em face da degradação dos recursos naturais, a extinção das espécies da fauna e flora, o aquecimento da temperatura devido à emissão de gases poluentes fizeram a questão ambiental ocupar um lugar de destaque nos debates nacionais e internacionais.
“...O fato do meio ambiente sempre ter sido considerado um recurso abundante e classificado na categoria de bens livres, ou seja, daqueles bens para os quais não há a necessidade de trabalho para sua obtenção, dificultou a possibilidade de estabelecimento de certo critério em sua utilização e tornou disseminada a poluição ambiental, passando afetar a totalidade da população, através uma apropriação socialmente indevida do ar, da água ou do solo...”. (DONAIRE, Denis, 1999, p.39)
Não exatamente de forma espontânea, mas pela necessidade de sobrevivência, urge cada vez mais forte a questão da problemática em relação ao uso dos recursos naturais e quais as prováveis soluções que envolvem a relação homem versus meio ambiente.
Segundo Barbieri meio ambiente:
“é tudo o que envolve ou cerca os seres vivos. A palavra ambiente vem do latim e do prefixo ambi dá a idéia de ao redor de algo ou de ambos os lados. O verbo latino ambio, ambiere significa andar em volta ou em torno de alguma coisa. Cabe notar que as palavras meio e ambiente trazem per se a idéia de entorno envoltório, de modo que a expressão meio ambiente encerra uma redundância. (BARBIERI, José Carlos, 2004)

Na Lei 6.938 diz que o “Meio Ambiente é um conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”.
Estamos diante de um dilema, conciliar o progresso ilimitado com os recursos naturais que são finitos para que eles possam suprir o processo de produção necessário para a nossa subsistência, ou seja, o tal chamado desenvolvimento sustentável.
O equilíbrio da terra depende do bom funcionamento de seus componentes, partindo desse parâmetro é importante saber quais sobre onde ocorre, com quem frequência ocorre os crimes contra o meio ambiente.
Com a inclusão de conceitos novos, os atores interessados assim como toda sociedade, terão instrumentos necessários para avaliar, criar, decidir, gerir, contribuir e intervir pautados em informações concretas em relação os impactos negativos que vem ocorrendo na nossa região.

ATIVIDADE:
Leias as SUGESTÕES DE LEITURA e elabore um texto dissertativo que responda as seguintes questões:
O que é Educação Ambiental, O que é meio ambiente, O que é impacto ambiental, Quais os instrumentos de avaliação dos impactos ambientais? e quais as legislações ambientais que dão amparo as questões ambientais? No mínimo 3 laudas.

A atividade deve cumprir os seguintes requisitos formais:
·       Tipo de letra: Arial ou Times New Roman
·       Tamanho: 12
·       Entrelinhas: 1,5.
·       Alinhamento: Justificado
·       Originalidade, não pode ser copia da internet.

SUGESTÃO DE LEITURA:

REFERÊNCIA:
COELHO, Ricardo Motta Pinto. Fundamentos em Ecologia. Porto Alegre: Artes Médicas
COSTA, Larissa Barbosa da. Avaliando a Educação Ambiental no Brasil. Petrópolis.
GUERRA, Antônio José Teixeira, CUNHA, Sandra Baptista da. (organizadores). Impactos ambientais urbanos no Brasil. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
HUTCHISON, David. Educação Ecológica: ideias sobre consciência ambiental. Trad. Dayse Batista. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2001.
MARÇAL, Mônica dos Santos, GUERRA, Antônio José Teixeira. Processos de urbanização e mudanças na paisagem da cidade de Açailândia (Maranhão). In: no Brasil.
PENNA, Carlos Gabaglia. O Estado do Planeta: sociedade de consumo e degradação ambiental. Record.

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