quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

CURSO DE QUÍMICA: 1 AULA - QUÍMICA TECNOLÓGICA




EMENTA:
Vidros, polímeros, corrosão dos materiais. Combustíveis. Sabões e detergentes. A química tecnológica no cotidiano da escola.

INTRODUÇÃO:
Diferentemente do que muitos estudantes pensam, a Química é uma ciência que não está limitada somente às pesquisas de laboratório e à produção industrial. Pelo contrário, ela está muito presente em nosso cotidiano das mais variadas formas e é parte importante dele.
Seu principal foco de estudo é a matéria, suas transformações e a energia envolvida nesses processos. A Química explica diversos fenômenos da natureza e esse conhecimento pode ser utilizado em benefício do próprio ser humano.
Os avanços da tecnologia e da sociedade só foram possíveis graças às contribuições da Química. Por exemplo: na medicina, em que os medicamentos e métodos de tratamento têm prolongado a vida de muitas pessoas; no desenvolvimento da agricultura; na produção de combustíveis mais potentes e renováveis; entre outros aspectos extremamente importantes.
Ao mesmo tempo, se esse conhecimento não for bem usado, ele pode (assim como vimos acontecer algumas vezes ao longo da história) ser usado de forma errada. De tal modo, o futuro da humanidade depende de como será utilizado o conhecimento químico. Daí a importância do estudo desta ciência.

QUÍMICA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE

“As ciências químicas mudaram substancialmente nos últimos tempos. Das divisões clássicas como química analítica, química inorgânica, química orgânica, química física, química teórica ou bioquímica evoluiu-se para domínios mais específicos como, por exemplo, nanotecnologia, ciência dos materiais, química computacional. Também a ligação entre química e engenharia química é tida como cada vez mais aprofundada dada a procura de soluções para problemas novos e/ou a capacidade de criar novos produtos, os quais passam a constituir-se como necessidades reais da sociedade.


ATIVIDADE:
Elabore uma resenha do seguinte documentário:
Roteiro para Resenha
  1. Cabeçalho: tema do vídeo.
  2. Uma exposição sintética do conteúdo do vídeo (destacando o assunto, os objetivos, a ideia central, os principais passos do raciocínio do autor (a)).
  3. Comentários críticos (poderão ser destacados a contribuição do vídeo, sua qualidade científica, originalidade, falhas, incoerências, limitações do livro, etc.).
  4. A resenha deverá conter: a) no máximo 4 laudas, b) digitadas em espaço um e meio, fonte arial ou times new roman, tamanho 12, papel A4.


 SUGESTÃO DE LEITURA:

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
MAIA, Daltamir Justino; BIANCHI, J. C. de A. Química Geral. São Paulo: Pearson, 2006.
MARZZOCO, A; TORRES, B. B. Bioquímica básica. 2. ed.Porto Alegre: Guanabara Kogan.1999.
VOET, D.; VOET, J. G. Bioquímica. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
COULTATE, T.P. Alimentos. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.
COSTA, Paulo; et. al.. Ácidos e bases em química orgânica. Porto Alegre: Artmed, 2003.
SPIRO, Thomas G.;STIGLIANI, William M. Química Ambiental. 2 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

PERIÓDICOS:
Ciência Hoje On-Line. Disponível em: <http://cienciahoje.uol.com.br>. Acesso em: 11 nov. 2009.
Superinteressante, o site para quem ama conhecimento. Disponível em < http://super.abril.com.br/>. Acesso em 11 nov. 2009.
Scientific American Brasil. Disponível em: <http://www2.uol.com.br/sciam/>. Acesso em: 11 nov. 2009.

SITES:
Nova escola – Educação Básica, planos de aula, gestão escolar, formação de professores. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/>. Acesso em: 11 nov. 2009.
Química – UFSC- A primeira revista de Química brasileira na internet. Disponível em: <http://www.qmc.ufsc.br/quimica/index.html>. Acesso em: 11 nov. 2009.
Galileu – notícias para quem tem prazer em conhecer e aprender: ciência, história, tecnologia. Disponível em:< http://revistagalileu.globo.com/>. Acesso em: 11 nov. 2009.
 Com Ciência – SBPC/Labjor. Disponível em: http://www.comciencia.br/comciencia/. Acesso em: 11 nov. 2009.

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