terça-feira, 4 de dezembro de 2012

CURSO DE METODOLOGIA DO ENSINO COM ÊNFASE EM BIOLOGIA: 5 AULA - BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR



EMENTA:
Organização estrutural e molecular das células; Biotecnologia e engenharia genética.

INTRODUÇÃO:
1. A Célula: Organização Estrutural
O estudo do mundo vivo mostra que a evolução produziu uma imensa variedade de formas. Existem em torno de quatro milhões de espécies diferentes de bactérias, protozoários, vegetais e animais, que diferem em sua morfologia, função e comportamento. Entretanto sabe-se agora que, quando os organismos vivos são estudados a nível celular e molecular, observa-se um plano único principal de organização. O objetivo da biologia celular e molecular é precisamente este plano unificado de organização – isto é, a análise das células e moléculas que constituem as unidades estruturais de todas as formas de vida.
Há muito tempo atrás observou-se que uma única célula poderia constituir um organismo inteiro, como no caso dos protozoários, ou ser uma das muitas, agrupadas e diferenciadas em tecidos e órgãos, para formar um organismo multicelular.
Assim sendo, a célula é a unidade estrutural e funcional básica dos organismos vivos, da mesma forma que o átomo é a unidade fundamental das estruturas químicas.
2. A Célula: Organização Molecular
A estrutura celular visível aos microscópios óptico e eletrônico é resultante de um arranjo de moléculas numa ordem bastante precisa. Apesar de haver muito ainda a ser aprendido, começaram a surgir os princípios gerais da organização molecular de algumas estruturas celulares, como membranas, ribossomos, cromossomos, mitocôndrias e cloroplastos. A biologia celular não pode ser separada da molecular, pois da mesma maneira que as células são os “tijolos” de tecidos e organismos, as moléculas são os “tijolos” das células.
A organização molecular dos seres vivos está baseada na química do carbono. Proteínas, carboidratos, lipídios, etc., são diferentes macromoléculas que contém um grande número de átomos de carbono arranjados de forma distinta.
Numerosas estruturas celulares são constituídas por moléculas bastante grandes denominadas macromoléculas ou polímeros, compostas por unidades repetidas, chamadas monômeros.
Existem três exemplos importantes de polímeros nos organismos vivos. São eles:
- Ácidos nucléicos, que resultam da repetição de quatro diferentes unidades denominadas nucleotídeos. A sequência linear de quatro nucleotídeos na molécula de DNA é a fonte básica da informação genética.
- Polissacarídeos podem ser polímeros da glicose, formando amido, celulose ou glicogênio, ou podem também envolver a repetição de outras moléculas para formar polissacarídeos mais complexos.
- Proteínas ou polipeptídeos são compostos por aproximadamente 20 aminoácidos, presentes em diversas proporções, unidos por ligações peptídicas. A ordem em que estes 20 monômeros podem se unir dá origem a um número astronômico de combinações em diferentes moléculas protéicas, determinando não só sua especificidade, mas também sua atividade biológica.

ENGENHARIA GENÉTICA E BIOTECNOLOGIA
A engenharia genética acarreta opções muito vantajosas em relação a esta temática, uma vez que, pode reconstituir tecidos e órgãos humanos com base em células embrionárias e permite assim salvar vidas, reduzindo o tempo de espera, bem como evitar a rejeição de implantes por causa da falta de compatibilidade. A biotecnologia pode também, aumentar e melhorar a produção de medicamentos e vacinas.
A utilização de organismos geneticamente modificados na indústria agro-alimentar é outro aspecto positivo a considerar. Aplica-se na produção de alimentos para melhorar o seu aspecto, assim como o seu sabor, para aumentar o seu valor nutritivo e tornar maior a resistência das plantas a doenças, pragas e condições ambientais adversas. A terapia genética proporciona, através da utilização de vírus e bactérias, a cura das doenças se forem localizados os genes que as causaram, removendo ou acrescentando o gene saudável à pessoa.
No entanto, existem efeitos secundários devido à introdução de genes nocivos ao ser humano. A resistência aos antibióticos aumenta, e o combate a determinadas doenças torna-se muito mais difícil. A engenharia genética tem proporcionado aos pais escolher o sexo do filho, a cor dos seus olhos, do cabelo, do tom de pele; baseando-se numa técnica de laboratório chamada de pré-implantação de diagnóstico genético, retirando para isso, uma célula de um embrião muito novo, antes que ele seja implantado no ventre da mãe. Os médicos selecionam um embrião que seja livre de genes indesejáveis ou um embrião com os traços físicos desejados como a pele mais escura para ajudar na prevenção de cancro de pele, se já tiver um filho que tenha desenvolvido o cancro, para continuar com a gravidez e descartar outros embriões. Devendo-se alertar que existe a possibilidade de "transformar bebes em produtos que as pessoas escolhem em uma prateleira". Filhos perfeitos e com características físicas pré-estabelecidas pelos pais ou padrões sociais poderão contribuir para a eliminação de embriões e fetos com defeitos genéticos.

ATIVIDADE:
Construir um folder (http://www.assimsefaz.com.br/sabercomo/como-fazer-folder) fazendo uma campanha sobre o cuidado que deve-se ter com a produção de organismos geneticamente modificados.

SUGESTÃO DE LEITURA:

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
BAIN, Barbara J. Células Sanguíneas. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, J.  Biologia Celular e Molecular. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Kogan, 2000.
WATSON, James D.; BAKER, Tania A.; BELL, Stephen P.; GANN, Alexander; LEVINE, Michael; LOSICK, Richard. Biologia Molecular do Gene. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
ALBERTS B; BRAY D; JOHNSON A; LEWIS J; ROBERTS, K.; RAFF, M.;. WALTER, P.; HOPKIN, K. Fundamentos da Biologia Celular: Uma introdução à biologia molecular da célula. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
BERK, ARNOLD, LODISH, HARVEY. Biologia Celular e Molecular.São Paulo: Artmed, 2000.
Cooper, Geoffrey M.; Hausman, Robert E. A célula: uma abordagem molecular. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

PERIÓDICOS:
BIOTECNOLOGIA CIÊNCIA & DESENVOLVIMENTO. Disponível em: <http://www.biotecnologia.com.br>. Acesso em: 10 set. 2009.
CIÊNCIA E EDUCAÇÃO. Disponível em: <http://www4.fc.unesp.br/pos/revista/revista.htm>. Acesso em: 10 set. 2009.
CIÊNCIA E ENSINO. Disponível em: <http://www.fae.unicamp.br/gepce/publicacoesgepCE.html>. Acesso em: 10 set. 2009.
JORNAL DA CIÊNCIA. Órgão da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Disponível em: <http://www.jornaldaciencia.org.br/index2.jsp> Acesso em: 10 set. 2009.
MAGISTRA. UFRB. <http://www.magistra.ufrb.edu.br/padrao3.html>. Acesso em: 10 set. 2009
 MAGISTRA. UFRB. <http://www.magistra.ufrb.edu.br/padrao2.html>. Acesso em: 10 set. 2009.
REVISTA BRASILEIRA DE BIOLOGIA. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0034-7108&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 10 set. 2009.
REVISTA DA BIOLOGIA. USP. Disponível em: <http://www.ib.usp.br/revista/acesso.htm>. Acesso em: 10 set. 2009.
SITIENTIBUS. Revista da Universidade Estadual de Feria de Santana. <http://www.uefs.br/sitientibus/edicoes/37.htm>. Acesso em: 10 set. 2009.

SITES:
BIONET. Universidade Federal de Mato Grosso. Disponível em: <http://www.ufmt.br/bionet/principal.htm>. Acesso em 10 set. 2009.
DNA desde o começo. Disponível em: <http://www.odnavaiaescola.com/dna/index.htm>. Acesso em 10 set. 2009.
Câncer. Revista Ciência Hoje. Disponível em: <http://www.dbm.ufpb.br/cancer.pdf>. Acesso em 10 set. 2009.
Ciência Hoje Online. Disponível em: <http://cienciahoje.uol.com.br>. Acesso em: 10 set. 2009.
CienTIC. Disponível em: <http://www.cientic.com> Acesso em: 10 set. 2009.
Clonagem e Células-Troco. Disponível em: <http://cienciaecultura.bvs.br/pdf/cic/v56n3/a14v56n3.pdf>.  Acesso em 10 set. 2009.
How Cells Divide. Nova Online. Disponível em: <http://www.pbs.org/wgbh/nova/baby/divi_flash.html>. Acesso em 10 set. 2009.
Medidas de segurança em laboratório. Portal de Biologia. Disponível em: <http://www.portalbiologia.com.br/biologia/principal/conteudo.asp?id=2149>. Acesso em 10 set. 2009.
Revista Nova Escola On-Line. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br>. Acesso em: 10 set. 2009.
Revista Galileu. Disponível em: <http://revistagalileu.globo.com>. Acesso em: 10 set. 2009.
Science Photo Library. Disponível em: <www.sciencephoto.com> Acesso em: 10 set. 2009.
Scientific American Brasil. Disponível em: <http://www2.uol.com.br/sciam> Acesso em: 10 set. 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário