quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

CURSO DE ARTE E EDUCAÇÃO: 3 AULA - HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DO TEATRO




EMENTA:
A origem do teatro e sua contextualização no mundo contemporâneo. A linguagem teatral e a dinâmica educativa. Texto e contexto, espaço e tempo: o trabalho por trás das cortinas.

INTRODUÇÃO:
História e evolução do teatro
O teatro surgiu com o homem primitivo que necessitava de inventar artimanhas de sobrevivência através do desenho e do teatro. O teatro na sua forma primitiva remonta às danças dramáticas coletivas em rituais de celebração ou agradecimento.
A partir daí, seguiram-se rituais sagrados para apaziguar os rituais da natureza, seguindo-se a mímica e a música associada a representações para deuses. Um dos povos nos quais surgiu o teatro desse modo foi a civilização egípcia. O teatro, juntamente com a música e as danças, era a forma de divertimento dos nobres.
No entanto, é com a civilização grega que surge verdadeiramente o teatro, através do “ditirambo”, uma espécie de procissão que homenageava Dioniso, o deus do vinho, e que era constituída por um coro com coreutas e corigeu, onde se cantava e dançava. Nessa mesma procissão, contavam-se histórias relacionadas com os deuses e que envolviam a representação, a expressão de sentimentos e a comunicação para a plateia.
No século XIX surgiu uma necessidade obsessiva com os cenários, havendo peças em que atuavam animais e os atores subiam ao palco montados em cavalos vivos. O desenvolvimento tecnológico veio trazer, mais tarde, as luzes, os cenários, os sons e os efeitos especiais que tornavam as peças teatrais verdadeiros espetáculos.
Adolphe Appia, cenógrafo suíço, entendia os recursos cénicos como uma forma de valorizar a atuação dos participantes das peças, focando o seu papel e propôs a iluminação como principal elemento num cenário vazio e abstrato. Os cenários tornavam-se cada vez mais detalhados e esse excesso de simbolismo acabou por ser criticado como expressão de formalismo burguês.
Atualmente, existe uma arte específica, a cenografia. Esta técnica ou ciência processa e projeta a instalação de cenários. A cenografia é, assim, a arte de adornar e decorar o ambiente para a realização de uma peça teatral.

ATIVIDADE:
Elabore um plano de aula usando a linguagem teatral.
Roteiro:
·       Quais recursos didáticos utilizados
·       Metodologia/aplicação – Justifique a metodologia
·       Que os objetivos da aula sejam claro e estejam de acordo com a idade/serie
·       Instrumentos avaliativos
·       Criatividade
·       Originalidade

OBS.:
Nesse site encontrará um modelo de plano de aula – Nova Escola: http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/plano-aula-caminhos-teatro-brasil-649105.shtml
Nesse site encontrará um texto falando sobre metodologia do ensino de teatro -

SUGESTÃO DE LEITURA:

SUGESTÃO DE VÍDEOS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário