EMENTA:
A origem do teatro e
sua contextualização no mundo contemporâneo. A linguagem teatral e a dinâmica
educativa. Texto e contexto, espaço e tempo: o trabalho por trás das cortinas.
INTRODUÇÃO:
História e evolução do
teatro
O teatro surgiu com o
homem primitivo que necessitava de inventar artimanhas de sobrevivência através
do desenho e do teatro. O teatro na sua forma primitiva remonta às danças
dramáticas coletivas em rituais de celebração ou agradecimento.
A partir daí, seguiram-se
rituais sagrados para apaziguar os rituais da natureza, seguindo-se a mímica e
a música associada a representações para deuses. Um dos povos nos quais surgiu
o teatro desse modo foi a civilização egípcia. O teatro, juntamente com a
música e as danças, era a forma de divertimento dos nobres.
No entanto, é com a
civilização grega que surge verdadeiramente o teatro, através do “ditirambo”,
uma espécie de procissão que homenageava Dioniso, o deus do vinho, e que era
constituída por um coro com coreutas e corigeu, onde se cantava e dançava.
Nessa mesma procissão, contavam-se histórias relacionadas com os deuses e que
envolviam a representação, a expressão de sentimentos e a comunicação para a
plateia.
No século XIX surgiu
uma necessidade obsessiva com os cenários, havendo peças em que atuavam animais
e os atores subiam ao palco montados em cavalos vivos. O desenvolvimento
tecnológico veio trazer, mais tarde, as luzes, os cenários, os sons e os
efeitos especiais que tornavam as peças teatrais verdadeiros espetáculos.
Adolphe Appia,
cenógrafo suíço, entendia os recursos cénicos como uma forma de valorizar a atuação
dos participantes das peças, focando o seu papel e propôs a iluminação como
principal elemento num cenário vazio e abstrato. Os cenários tornavam-se cada
vez mais detalhados e esse excesso de simbolismo acabou por ser criticado como
expressão de formalismo burguês.
Atualmente, existe uma
arte específica, a cenografia. Esta técnica ou ciência processa e projeta a
instalação de cenários. A cenografia é, assim, a arte de adornar e decorar o
ambiente para a realização de uma peça teatral.
ATIVIDADE:
Elabore
um plano de aula usando a linguagem teatral.
Roteiro:
·
Quais
recursos didáticos utilizados
·
Metodologia/aplicação
– Justifique a metodologia
·
Que
os objetivos da aula sejam claro e estejam de acordo com a idade/serie
·
Instrumentos
avaliativos
·
Criatividade
·
Originalidade
OBS.:
Nesse
site encontrará um modelo de plano de aula – Nova Escola: http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/plano-aula-caminhos-teatro-brasil-649105.shtml
Nesse
site encontrará um texto falando sobre metodologia do ensino de teatro -
SUGESTÃO DE LEITURA:
SUGESTÃO DE VÍDEOS:
Fantoches de garrafa
PET - https://www.youtube.com/watch?v=U_Nq1ou1oY4
Nenhum comentário:
Postar um comentário