terça-feira, 4 de dezembro de 2012

CURSO DE PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL: 4 AULA - O USO DOS JOGOS EM PSICOPEDAGOGIA



EMENTA:
Jogos e brincadeiras: pra início de conversa; Sobre o jogo: definição e correntes; Sobre os brinquedos e brincadeiras; Jogos e brincadeiras na prática pedagógica; O valor do jogo e do brinquedo no desenvolvimento.

OBJETIVO:
Demonstrar como trabalhar com as diversas brincadeiras e jogos para o melhor desenvolvimento do aluno, revelando a importância do lúdico no cotidiano escolar, mas para isso precisamos identificar no jogo ou no brinquedo uma melhor compreensão sobre seu conteúdo pedagógico.

INTRODUÇÃO:

OBJETIVOS DO “ENSINAR BRINCANDO”


Precisamos, antes de falarmos dos objetivos do ensinar brincando propriamente dito, situar o contexto em que o jogo deve acontecer. Principalmente no que se refere ao pensar o jogo como meio educacional, é preciso que se pergunte:

Como você entende esse contexto no qual o jogo deve acontecer?

Entendendo o papel da educação na sociedade como um elemento capaz de suscitar a transformação social, é preciso que sejam definas suas contribuições, junto com outras instâncias da vida social, para que ocorram de fato estas transformações. Seguindo esta linha de pensamento, a educação deve ter uma visão global de seus alunos e propiciar a construção e o acesso aos conhecimentos socialmente disponíveis da sociedade.

É preciso que o objetivo maior da Escola seja formar um cidadão autônomo, crítico, criativo, responsável e solidário.

 A visão da criança como ser integral contradiz-se com a visão compartimentalizada do conhecimento proposta pela escola na sua prática. A escola propõe horas determinadas para que sejam realizadas atividades de coordenação motora, outras para trabalhar a expressão plástica, outras para brincar “sob orientação do professor” e outras sem a direção do professor... Esta compartimentalização não favorece a formação integral da personalidade da criança nem das suas necessidades. O meio físico e social contribuem de maneira determinante para a o desenvolvimento, tanto quanto o conhecimento.

 Criar desafios para a inteligência da criança, levando em consideração seus interesses  e suas necessidades é importante para a construção do conhecimento.

O processo ensino-aprendizagem depende muito da motivação dos educandos. Considerar as necessi­dades e os interesses da criança para que se ofereça situações capazes de incentivar sua participação nas atividades propostas favore­cerá:
Ø   a construção do conheci­mento;
Ø   a capacidade de construir idé­ias próprias sobre as coisas; 
Ø   a capacidade de expressar-se de forma convicta.

Todos estes fatores irão favorecer a formação integral da personalidade da criança.

Diante do que você já viu até agora, podemos finalmente definir como um dos principais objetivos do “ensinar brincando”:

Proporcionar condições favoráveis para que se  promova a construção do conhecimento integral do educando, levando em conta seus interesses, suas necessidades e o prazer de ser sujeito ativo desta construção.
                                                                                                                               

ATIVIDADE:
Elabore 3 jogos que poderão ser utilizados com crianças que tenha NEE (Necessidade Educacionais Especiais). Você pode escolher a Idade/série, use as leituras sugeridas.

LEITURAS SUGERIDAS:


BIBLIOGRAFIA:

ABERASTURY, A. A Criança e seus Jogos. 2. ed., Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.
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