O QUE É ZOOLOGIA:
Zoologia vem do grego zoon, que significa animal e logos que
significa estudo. Zoologia é a ciência que estuda os animais bem como as
relações entre eles e o ambiente em que vivem. A zoologia estuda também o
funcionamento dos animais, de que constituem seus tecidos, propriedades e
funções celulares.
São conhecidas
aproximadamente são conhecidas 2.000.000 de espécies de animais, porem alguns
especialistas acreditam que em certos grupos, é conhecida apenas uma pequena
fração de espécies atuais existentes.
A fisiologia animal é
estudada desde a anatomia e a embriologia. A genética e os mecanismos de
evolução dos animais são estudados através da biologia molecular, genética
molecular e a biologia evolutiva. Já a ecologia animal vai estudar seu
comportamento ecológico. Na biologia evolutiva é considerada a genética das
populações, a hereditariedade, a variância, mendelismo e reprodução. Outras
ciências estudam características que são comuns a cada espécie ou grupo de
animais.
No estudo da morfologia
animal está incluído o reconhecimento de todos os tipos de animais extintos e
atuais, e a distribuição deles no tempo e no espaço.
A zoologia subdivide-se
em vários ramos, como a Mastozoologia que estuda os mamíferos, a Ictiologia que
estuda os peixes, a Ornitologia estuda as aves entre outras, e a Elotogia
estuda o comportamento dos animais.
GENÉTICA: CONCEITOS
BÁSICOS
A Genética - do grego
gennetikós, que dá origem -é a ciência que estuda a hereditariedade. Facilmente
podemos notar as semelhanças entre os indivíduos da mesma espécie e os traços
inerentes a uma mesma família. Explicar, portanto, de que maneira se dá a
transmissão dessas instruções biológicas é uma das principais tarefas da
genética.
Embora as características hereditárias tenham
despertado o interesse de muitos estudiosos ao longo do tempo, as bases da
genética moderna foram firmadas no início do século XX – com o reconhecimento
dos estudos do monge Gregor Mendel (1822 – 1884).
CONCEITOS BÁSICOS
Genes: Hoje se sabe
que, ao longo das gerações, os seres vivos transmitem aos descendentes um
conjunto de instruções biológicas, que será responsável por originar, na
síntese protéica, as características dos futuros indivíduos. Essas informações,
presentes no DNA dos cromossomos, são denominadas genes.
Genótipo: É o conjunto
de genes presentes num indivíduo; a sua constituição genética. O termo pode
referir-se também a determinada característica – como, por exemplo, o genótipo
em relação à cor da pele.
Fenótipo: Trata-se das características que são
manifestadas por um indivíduo. Podemos dizer que o fenótipo é determinado pelo
genótipo. Entretanto, os fatores ambientais podem provocar alterações no
condicionamento genético. Assim, costuma-se dizer que o fenótipo é consequência
da interação entre o genótipo e o ambiente.
Lócus Gênico: É o local
específico, em um cromossomo, onde cada gene se localiza.
Genes Alelos: São os
genes que possuem duas ou mais formas distintas, denominadas formas alélicas. A
cor de uma flor, por exemplo, pode ser determinada por um gene alélico. As
diferentes formas sob as quais esse gene se apresenta definirão se a flor será
amarela, vermelha ou azul.
Homozigotos: São os
indivíduos que possuem alelos iguais em relação a determinada característica.
Heterozigotos: São os
indivíduos que possuem alelos diferentes em relação a determinada
característica.
DOMINÂNCIA E
RECESSIVIDADE
Como exemplo, digamos
que uma característica de uma pessoa seja determinada por um gene através dos
alelos A e a. A união entre dois gametas portadores do alelo A gerará um
indivíduo AA (homozigoto). Do mesmo modo, dois gametas portadores do alelo a
formarão um indivíduo aa (homozigoto). Gametas com alelos diferentes darão
origem a um indivíduo heterozigoto: Aa.
Fenotipicamente, não há diferença entre os
indivíduos Aa e AA, embora o primeiro seja heterozigoto e o segundo,
homozigoto. Assim, diz-se que o alelo A é dominante, uma vez que se expressa
nas condições homozigótica e heterozigótica (em dose simples). Por outro lado,
o alelo a é recessivo, uma vez que só se manifesta na condição homozigótica (em
dose dupla).
De modo geral, podemos representar os alelos
da seguinte maneira:
AA: Homozigoto
dominante.
Aa: Heterozigoto
dominante.
aa: Homozigoto
recessivo.
ATIVIDADE:
A parti da leitura
desse texto http://www.portaleducacao.com.br/biologia/artigos/30807/a-genetica-no-ensino-medio-modelo-para-conceitos-essenciais,
elabore um plano de aula.
Critérios para
avaliação dessa atividade:
• Recursos didáticos utilizados
• Metodologia/aplicação
• Que os objetivos da aula sejam claro e
estejam de acordo com a idade/serie
• Instrumentos avaliativos
• Criatividade
• Originalidade
SUGESTÃO
DE LEITURA:
SUGESTÃO
DE VIDEO:
REFERÊNCIAS:
Alberts, B.,
Johnson, A., Lewis, J., Raff, M., Roberts, K., Walter, P. Molecular Biology of the Cell, Garland Science, New York, 2008,
1.268 p.
Borges-Osório,M.R.; Robinson,W.M. Genética Humana, Ed. Artmed, Porto Alegre, 2001, 459 p.
Guerra, M. Introdução
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Ingraham, H.
Page, D. Vilain, E. Biology of Sex and Gender, In: Redescovering biology: Molecular to Global Perspectives,
Annenberg Media,Leamer.Org http://www.learner.org/channel/courses/biology/index.html
Viégas, J. Meiose, Gametogênese e Fertilização em Animais e Vegetais. Texto Didático,
DZG, IB/UFPel, 14 p. 2006
Wolpert, L. et al. Biologia do Desenvolvimento. Editora Artmed, Porto Alegre, 2000,
484 p.
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