terça-feira, 4 de dezembro de 2012

CURSO DE METODOLOGIA DO ENSINO COM ÊNFASE EM BIOLOGIA: 4 AULA - CONCEITOS DE ZOOLOGIA E GENÉTICA



O QUE É ZOOLOGIA:

Zoologia vem do grego zoon, que significa animal e logos que significa estudo. Zoologia é a ciência que estuda os animais bem como as relações entre eles e o ambiente em que vivem. A zoologia estuda também o funcionamento dos animais, de que constituem seus tecidos, propriedades e funções celulares.
São conhecidas aproximadamente são conhecidas 2.000.000 de espécies de animais, porem alguns especialistas acreditam que em certos grupos, é conhecida apenas uma pequena fração de espécies atuais existentes.
A fisiologia animal é estudada desde a anatomia e a embriologia. A genética e os mecanismos de evolução dos animais são estudados através da biologia molecular, genética molecular e a biologia evolutiva. Já a ecologia animal vai estudar seu comportamento ecológico. Na biologia evolutiva é considerada a genética das populações, a hereditariedade, a variância, mendelismo e reprodução. Outras ciências estudam características que são comuns a cada espécie ou grupo de animais.

No estudo da morfologia animal está incluído o reconhecimento de todos os tipos de animais extintos e atuais, e a distribuição deles no tempo e no espaço.
A zoologia subdivide-se em vários ramos, como a Mastozoologia que estuda os mamíferos, a Ictiologia que estuda os peixes, a Ornitologia estuda as aves entre outras, e a Elotogia estuda o comportamento dos animais.

GENÉTICA: CONCEITOS BÁSICOS

A Genética - do grego gennetikós, que dá origem -é a ciência que estuda a hereditariedade. Facilmente podemos notar as semelhanças entre os indivíduos da mesma espécie e os traços inerentes a uma mesma família. Explicar, portanto, de que maneira se dá a transmissão dessas instruções biológicas é uma das principais tarefas da genética.
Embora as características hereditárias tenham despertado o interesse de muitos estudiosos ao longo do tempo, as bases da genética moderna foram firmadas no início do século XX – com o reconhecimento dos estudos do monge Gregor Mendel (1822 – 1884).

CONCEITOS BÁSICOS
Genes: Hoje se sabe que, ao longo das gerações, os seres vivos transmitem aos descendentes um conjunto de instruções biológicas, que será responsável por originar, na síntese protéica, as características dos futuros indivíduos. Essas informações, presentes no DNA dos cromossomos, são denominadas genes.
Genótipo: É o conjunto de genes presentes num indivíduo; a sua constituição genética. O termo pode referir-se também a determinada característica – como, por exemplo, o genótipo em relação à cor da pele.
 Fenótipo: Trata-se das características que são manifestadas por um indivíduo. Podemos dizer que o fenótipo é determinado pelo genótipo. Entretanto, os fatores ambientais podem provocar alterações no condicionamento genético. Assim, costuma-se dizer que o fenótipo é consequência da interação entre o genótipo e o ambiente.
Lócus Gênico: É o local específico, em um cromossomo, onde cada gene se localiza.
Genes Alelos: São os genes que possuem duas ou mais formas distintas, denominadas formas alélicas. A cor de uma flor, por exemplo, pode ser determinada por um gene alélico. As diferentes formas sob as quais esse gene se apresenta definirão se a flor será amarela, vermelha ou azul.
Homozigotos: São os indivíduos que possuem alelos iguais em relação a determinada característica.
Heterozigotos: São os indivíduos que possuem alelos diferentes em relação a determinada característica.

DOMINÂNCIA E RECESSIVIDADE
Como exemplo, digamos que uma característica de uma pessoa seja determinada por um gene através dos alelos A e a. A união entre dois gametas portadores do alelo A gerará um indivíduo AA (homozigoto). Do mesmo modo, dois gametas portadores do alelo a formarão um indivíduo aa (homozigoto). Gametas com alelos diferentes darão origem a um indivíduo heterozigoto: Aa.
 Fenotipicamente, não há diferença entre os indivíduos Aa e AA, embora o primeiro seja heterozigoto e o segundo, homozigoto. Assim, diz-se que o alelo A é dominante, uma vez que se expressa nas condições homozigótica e heterozigótica (em dose simples). Por outro lado, o alelo a é recessivo, uma vez que só se manifesta na condição homozigótica (em dose dupla).
 De modo geral, podemos representar os alelos da seguinte maneira:
AA: Homozigoto dominante.
Aa: Heterozigoto dominante.
aa: Homozigoto recessivo.

ATIVIDADE:
Critérios para avaliação dessa atividade:
•          Recursos didáticos utilizados
•          Metodologia/aplicação
•          Que os objetivos da aula sejam claro e estejam de acordo com a idade/serie
•          Instrumentos avaliativos
•          Criatividade
•          Originalidade

SUGESTÃO DE LEITURA:

SUGESTÃO DE VIDEO:

REFERÊNCIAS:
Alberts, B., Johnson, A., Lewis, J., Raff, M., Roberts, K., Walter, P. Molecular Biology of the Cell, Garland Science, New York, 2008, 1.268 p.
Borges-Osório,M.R.; Robinson,W.M. Genética Humana, Ed. Artmed, Porto Alegre, 2001, 459 p.
Guerra, M. Introdução à Citogenética Geral, Editora Guanabara-Koogan, Rio de Janeiro, 1988, 142p.
Ingraham, H. Page, D. Vilain, E. Biology of Sex and Gender, In: Redescovering biology: Molecular to Global Perspectives, Annenberg Media,Leamer.Org http://www.learner.org/channel/courses/biology/index.html
Viégas, J. Meiose, Gametogênese e Fertilização em Animais e Vegetais. Texto Didático, DZG, IB/UFPel, 14 p. 2006
Wolpert, L. et al. Biologia do Desenvolvimento. Editora Artmed, Porto Alegre, 2000, 484 p.


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