domingo, 2 de dezembro de 2012

CURSO DE GEOGRAFIA: 2 AULA - METODOLOGIA DO ENSINO DA GEOGRAFIA





INTRODUÇÃO:


Analisar as questões atuais relacionadas a ciência geográfica, compreendendo melhor a relação entre os referenciais teórico-metodológicos e a prática docente, garantindo que os conteúdos inseridos nas disciplinas sejam trabalhados adequadamente munidos de tecnologias de ensino inovadoras e que os habilite a contribuir para melhoria do ensino na Educação Básica.
O principal objetivo do ensino de Geografia, na escola básica, é a formação do pensamento espacial nos alunos. Sua importância reside no fato de ele ser, para os discentes, um instrumento potencializador de transformação da realidade e de construção de sua cidadania.

Qual o papel do professor nesse processo?
Cabe ao professor propiciar os elementos teóricos e os meios cognitivos e operativos de desenvolver consciência da espacialidade das coisas, dos fenômenos, dos processos, enquanto integrantes da prática social.

Qual o caminho teórico-metodológico a seguir?
Para se desenvolver um pensamento espacial é necessário, obviamente, construir a noção de espacialidade. Para tanto, além de explorar a leitura cartográfica, em que o professor deve buscar ao máximo desenvolver as relações espaciais topológicas, projetivas e euclidianas, ou seja, o espaço vivido, percebido e concebido do aluno, também é necessária a formação de conceitos geográficos, tais como território, região, lugar e paisagem.
Essa formação dos conceitos geográficos se dará por meio dos conteúdos geográficos. O professor ensina os conteúdos e os alunos formam os conceitos. Por exemplo, se você ensina aos alunos que paisagem é tudo aquilo que está ao alcance da percepção humana, certamente a criança não conseguirá abstrair tal conceito. Mas, se o professor ensinar um conteúdo geográfico, por exemplo, a transformação da paisagem rural em urbana, o aluno construirá paulatinamente o conceito. Isso porque, segundo o psicólogo Lev Vygotsky, o conceito não se forma na cabeça da criança quando lhe é ensinado. Ele é elaborado à medida que os alunos o constroem.
As recentes pesquisas no ensino de Geografia vêm alertando para o fato de que a formação de conceitos geográficos são os instrumentalizadores do pensamento espacial, cabendo ao professor o papel de explorá-los em sala de aula.

Mitos pedagógicos no ensino da Geografia
Toda ciência passa por evoluções. A Geografia não é diferente, ao longo das décadas, passou por diversas transformações quanto às suas estratégias de ensino; muitas delas (como a praticada nos anos 30) foram descartadas ou desvalorizadas, sendo tratadas como arcaicas. É bom lembrar que nem sempre isso é verdade, uma vez que muitas delas são de grande valia para o aprendizado. A seguir, alguns mitos sobre o ensino da Geografia:
- Muitos afirmam que a Geografia se limita a aparecer em livros didáticos, informação totalmente equivocada, uma vez que é possível identificar a disciplina nos noticiários e nos programas da televisão, documentários, filmes, entre muitos outros. O professor deve ressaltar que a todo o momento se faz Geografia, mesmo que os alunos não percebam isso.
- Deve-se evitar a realização de atividades de mapas de contorno. Por se tratar de algo mecânico, esse tipo de trabalho não é muito recomendável. Porém, é preciso que os alunos tenham conhecimento acerca dos Estados, países, continentes, e de seus respectivos contornos. O ideal é a construção gradativa do conhecimento acerca da cartografia. Tal construção pode ser realizada por meio de aulas desenvolvidas sempre aliadas ao uso de mapas, dessa forma o aluno vai se familiarizando com a localização e a orientação de continentes, países, regiões, Estados, entre outros.
- Para aprender Geografia não é preciso memorizar. Informação totalmente errada. A memorização é parte integrante do processo ensino-aprendizagem, além disso, é de grande relevância que os alunos saibam os nomes das capitais dos Estados, os nomes dos principais rios, etc.
Por Eduardo de Freitas - Graduado em Geografia (Equipe Brasil Escola)

ATIVIDADE:
O trabalho consiste em elaborar uma atividade da disciplina de geografia. Deve contextualizar a sala de aula em que supostamente vai se desenvolver a atividade.
Esquema do trabalho:
1.     Introdução: argumentação do modelo de atividade que vai propor no plano de aula.
2.     Contextualização:
a.      Descrição das características sociais, culturais e econômicas dos alunos.
b.     Idade e nível escolar dos alunos a que são dirigidas as atividades.
3.     Objetivos.
4.     Atividades – essa etapa deve conter os seguintes itens:
a.      Objetivo/s da atividade.
b.     Desenvolvimento da atividade.
c.      Material necessário.
d.     Tempo.
e.      Avaliação da atividade.


SUGESTÃO DE LEITURA:





REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: história e geografia, v. 5. 2 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

BENDIX, R. Construção nacional e cidadania. São Paulo: EDUSP, 1996.

YGOSTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
PASSINI, Elza. Espaço geográfico – ensino e representação. São Paulo: Contexto, 2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário