quinta-feira, 25 de outubro de 2012

CURSO PSICOPEDAGOGIA: 1 AULA - FUNDAMENTOS DA PSICOPEDAGOGIA




EMENTA: Análise histórica e introdutória da Psicopedagogia num contexto social focando os paradigmas específicos para tratamento de problemas de aprendizagem. Reflexões do papel do psicopedagogo na atualidade, sua profissionalização, seus entraves nos processos de educação e no desenvolvimento pessoal do indivíduo.


OBJETIVO
Oportunizar o estudo e a compreensão do desenvolvimento humano e suas relações e implicações no processo educativo.

METODOLOGIA
A disciplina será desenvolvida por meio de comentários e debates no blog e análise de situações-problema e estudos de caso propostos pelo professor e/ou pelos alunos. As situações práticas deverão se constituir em ponto de partida para a discussão, em referências para exploração, utilizando-se as teorias em estudo como recurso para a compreensão do processo de desenvolvimento.

AVALIAÇÃO
A avaliação do desempenho do pós-graduado será feita tomando-se como referência a sua compreensão do processo de desenvolvimento humano nas diferentes dimensões e tendo em vista suas imbricações com o processo de aprendizagem. Nesse sentido, é decisivo que o aluno evidencie competência para articular a prática vivenciada com as contribuições teóricas disponibilizadas, ou seja, as teorias serão utilizadas para ampliar a compreensão da realidade.


APRESENTAÇÃO

“As representações de sucesso e fracasso são construídas pelo sistema escolar e tem maior impacto no destino dos alunos que as desigualdades de competências que estes possam apresentar”.
            (Perrenould, 2001)


O QUE É PSICOPEDAGOGIA?

Psicopedagogia é um campo do conhecimento que se propõe a integrar, de modo coerente, conhecimentos e princípios de diferentes Ciências Humanas  com a meta de adquirir uma ampla compreensão sobre os variados processos inerentes ao aprender humano. Enquanto área de conhecimento multidisciplinar,  interessa a Psicopedagogia compreender como ocorre os processos de aprendizagem e entender as possíveis dificuldades situadas neste movimento. Para tal, faz uso da integração e síntese de vários campos do conhecimento, tais com a Psicologia, a Psicanálise, a  Filosofia, a  Psicologia Transpessoal, a Pedagogia, a Neurologia, entre outros.





ATIVIDADE


Depois da leitura faça um MAPA MENTAL com as palvras-chave do artigo e depois crie um texto usando as palavras retiradas do artigo.


PARA SABER MAIS

http://www.abpp.com.br/apresentacao.htm - ABPp - Associação Brasileira de Psicopedagogia

SUGESTÃO DE FILMES



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

NOVAES, M. H. Psicologia da terceira idade: conquistas possíveis e rupturas necessárias. 2 ed. Rio de Janeiro: NAU, 2000. 168 p.

ROSA, M. Psicologia Evolutiva. vols.1, 2, 3 e 4. Petropólis: Vozes, 1993.

SCHULTZ, D. P.; SCHULTZ, S. E. Teorias da personalidade. São Paulo: Pioneira Thomson, 2002.

WADSWORTH, Barry J. Inteligência e afetividade da criança na teoria de Piaget. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 1993.







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