domingo, 28 de outubro de 2012

CURSO EDUCAÇÃO ESPECIAL: AULA 1 - DEFICIÊNCIA MENTAL E CONDUTA


Ementa: Análise conceitual e histórica. Características do desenvolvimento e da aprendizagem. Avaliação diagnóstica. Métodos e técnicas de ensino para o aluno com deficiência mental.

"Educar é estar mais atento às possibilidades do que aos limites". Moran, J.

Introdução:

Recentes discussões acerca do trabalho educacional, com as crianças NEE e a resistência que as políticas de inclusão tem encontrado, torna evidente a necessidade de redefinir o papel dos professores, o que implica que estes se assumam como profissionais reflexivos, capazes de se transformarem e se desenvolverem assim como desenvolverem e transformarem sua prática diária.
"... A criança aprende, mais por experiência do que por erro, mais por prazer do que pelo sofrimento, mais pela experiência do que pela sugestão e a dissertação, e mais por sugestão do que por direção. E assim a criança aprende pela afeição, pelo amor, pela paciência, pela compreensão, por pertencer, por fazer e por ser" Frederck Molffett
Em uma análise retrospectiva em torno da pessoa com necessidades educacionais especiais, verifica-se que sua trajetória acompanha a evolução histórica da conquista dos direitos humanos. Nas discussões a esse respeito e que duram séculos, os "deficientes" sempre foram percebidos como seres distintos e à margem dos grupos sociais.

Atividade:

2- Fase - Ler e postar no blog comentários sobre as dificuldade de socialização de pessoas portadoras de deficiência mental de acordo com o artigo.
3 - Fase - Fazer um resumo sobre a personalidade de Marcos, objeto de estudo do artigo "http://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/1436/2/dm_sergiomoura.pdf", e mandar para o email da tutora, lembrando  que deve aplicar as normas da ABNT na formatação do trabalho.

Sugestão de Leituras:

Educação especial: construindo espaços de formação: http://www.defnet.org.br/elizabet.htm
Direito a diversidade http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aescola.pdf
A Avaliação do Aluno com Deficiência Mental - http://catolicaonline.com.br/revistadacatolica2/artigosn4v2/27-pos-grad.pdf

Vídeos encontrados no Youtube:

MEC  Necessidades Educacionais Especiais - https://www.youtube.com/watch?v=ZikYK5CCrTE
EDUCAO INCLUSIVA   Musica  de Gonzaguinha - https://www.youtube.com/watch?v=tYr4HXrQVgQ

Referências Bibliográficas:

RODRIGUES, David. Inclusão e Educação,Doze olhares sobre a educação inclusiva
PAIN, Sara. Diagnóstico e Tratamento dos Problemas de Aprendizagem. Porto Alegre, Artes Médicas, 1987.
REVISTA ACADÊMICA: InterdisciplinaridadeParaná: Pontifícia Universidade Católica. Ano 11, nº 03, Março/1991.
REVISTA EM FOCO: Algumas Considerações para Reflexão: Interdisciplinaridade. Nº 01, abril/1995.



2 comentários:

  1. esta tudo complicado quero uma orientaçao mais clara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve postar aqui no blog um comentário sobre as dificuldade de socialização de pessoas portadoras de deficiência mental de acordo com esse texto: http://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/1436/2/dm_sergiomoura.pdf
      E depois fazer um resumo desse mesmo texto.

      Quando tiver dúvidas e melhor mandar por email...fica mais fácil orientá-la

      Excluir