Ementa: Análise conceitual e histórica. Características do desenvolvimento
e da aprendizagem. Avaliação diagnóstica. Métodos e técnicas de ensino para o
aluno com deficiência mental.
"Educar é estar mais atento às
possibilidades do que aos limites". Moran, J.
Introdução:
Recentes
discussões acerca do trabalho educacional, com as crianças NEE e a resistência
que as políticas de inclusão tem encontrado, torna evidente a necessidade de
redefinir o papel dos professores, o que implica que estes se assumam como
profissionais reflexivos, capazes de se transformarem e se desenvolverem assim
como desenvolverem e transformarem sua prática diária.
"...
A criança aprende, mais por experiência do que por erro, mais por prazer do que
pelo sofrimento, mais pela experiência do que pela sugestão e a dissertação, e
mais por sugestão do que por direção. E assim a criança aprende pela afeição,
pelo amor, pela paciência, pela compreensão, por pertencer, por fazer e por
ser" Frederck Molffett
Em uma
análise retrospectiva em torno da pessoa com necessidades educacionais
especiais, verifica-se que sua trajetória acompanha a evolução histórica da
conquista dos direitos humanos. Nas discussões a esse respeito e que duram
séculos, os "deficientes" sempre foram percebidos como seres
distintos e à margem dos grupos sociais.
Atividade:
1 - Fase - Vai no site http://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/1436/2/dm_sergiomoura.pdf
2- Fase - Ler e postar no blog comentários sobre as
dificuldade de socialização de pessoas portadoras de deficiência mental
de acordo com o artigo.
3 - Fase - Fazer um resumo sobre a personalidade de Marcos, objeto de
estudo do artigo "http://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/1436/2/dm_sergiomoura.pdf",
e mandar para o email da tutora, lembrando que deve aplicar as normas da
ABNT na formatação do trabalho.
Sugestão de Leituras:
Direito a diversidade http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aescola.pdf
A Avaliação do Aluno com Deficiência Mental - http://catolicaonline.com.br/revistadacatolica2/artigosn4v2/27-pos-grad.pdf
Vídeos encontrados no
Youtube:
MEC Necessidades Educacionais Especiais - https://www.youtube.com/watch?v=ZikYK5CCrTE
EDUCAO INCLUSIVA Musica de Gonzaguinha - https://www.youtube.com/watch?v=tYr4HXrQVgQ
Referências
Bibliográficas:
RODRIGUES, David. Inclusão e Educação,Doze olhares sobre a
educação inclusiva
PAIN, Sara. Diagnóstico e Tratamento dos Problemas de
Aprendizagem. Porto Alegre, Artes Médicas, 1987.
REVISTA ACADÊMICA: Interdisciplinaridade. Paraná: Pontifícia
Universidade Católica. Ano 11, nº 03, Março/1991.
REVISTA EM FOCO: Algumas Considerações para Reflexão:
Interdisciplinaridade. Nº 01, abril/1995.
esta tudo complicado quero uma orientaçao mais clara
ResponderExcluirVocê deve postar aqui no blog um comentário sobre as dificuldade de socialização de pessoas portadoras de deficiência mental de acordo com esse texto: http://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/1436/2/dm_sergiomoura.pdf
ExcluirE depois fazer um resumo desse mesmo texto.
Quando tiver dúvidas e melhor mandar por email...fica mais fácil orientá-la