segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

CURSO DE FÍSICA - 1 AULA: TÓPICOS DE FÍSICA TEÓRICA


EMENTA:
Técnicas experimentais e/ou teóricas utilizadas no estudo de áreas de fronteira em física contemporânea.

INTRODUÇÃO:
Autores: Carlos Eduardo M. de Aguiar, Eduardo A. Gama, Sandro Monteiro Costa
A Física é, em muitos aspectos, a mais básica de todas as ciências naturais (pelo menos é o que os físicos acham). Ela tem uma abrangência notável, envolvendo investigações que vão desde a estrutura elementar da matéria até a origem e evolução do Universo. Usando uns poucos princípios físicos, podemos explicar uma grande quantidade de fenômenos naturais presentes no cotidiano, e compreender o funcionamento das máquinas e aparelhos que estão à nossa volta. A inclusão da Física no currículo do ensino médio dá aos estudantes a oportunidade de entender melhor a natureza que os rodeia e o mundo tecnológico em que vivem.
Tão importante quanto conhecer os princípios fundamentais da Física é saber como chegamos a eles, e porque acreditamos neles. Não basta ter conhecimento científico sobre a natureza; também é necessário entender como a ciência funciona, pois só assim as características e limites deste saber podem ser avaliados.
O estudo da Física coloca os alunos da escola média frente a situações concretas que podem ajudá-los a compreender a natureza da ciência e do conhecimento científico. Em particular, eles têm a oportunidade de verificar como é fundamental para a aceitação de uma teoria científica que esta seja consistente com evidências experimentais. Isso lhes permitirá distinguir melhor entre ciência e pseudociência, e fazer sua própria avaliação sobre temas como astrologia e criacionismo. Eles poderão também reconhecer as limitações inerentes à investigação científica, percebendo que existem questões fundamentais que não são colocadas nem respondidas pela Ciência.
Um terceiro fator é que, ao ter contato com a Física, os alunos da escola média farão uso de linguagens e procedimentos de aplicação muito ampla. Objetos e métodos utilizados corriqueiramente o estudo de Física – sistemas de unidades, gráficos, modelos matemáticos, tratamento de erros experimentais – fazem parte da maioria dos processos produtivos modernos, e a familiaridade com eles é um requisito importante para o acesso a mercados de trabalho de base tecnológica.

ATIVIDADE:
A partir das leituras sugeridas, elabore um texto com o tema: “O QUE OS ALUNOS DEVEM APRENDER NO CURSO DE FÍSICA?” No minimio 3 laudas



SUGESTÃO DE LEITURA:



REFERÊNCIAS:
ALVETTI, M. A. S. e DELIZOICOV, D. Ensino de Física Moderna e Contemporânea e a Revista Ciência Hoje. In: ENCONTRO DE PESQUISADORES EM ENSINO DE FÍSICA, 6., 1998, Florianópolis. Atas...  Florianópolis, Imprensa Universitária da UFSC, p.232-234, 1998.
Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999, 360p.
BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Departamento de Políticas de Ensino Médio. Orientações Curriculares do Ensino Médio. Brasília: MEC, SEB, 2004, 400p.
BRASIL, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCNs+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, SEMTEC, 2002, 144p.
GRECA, I. M. Construindo significados em Mecânica Quântica: Resultados de uma Proposta Didática aplicada a estudantes de Física Geral 2000. 284f. Tese (Doutorado em Ciências) – Instituto de Física - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
MOTA, L. M. As controvérsias sobre a interpretação da mecânica quântica e a formação dos licenciados em física (um estudo em duas instituições: UFBA e UFSC). 2000. 176f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
OSTERMANN, F.  Tópicos de Física Contemporânea em Escolas de Nível Médio e na Formação de Professores de Física. 1999. 433f. Tese (Doutorado em Ciências), Instituto de Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
REZENDE JUNIOR, M. F e RICARDO, E. C. Os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Inserção da Física Moderna no Ensino Médio: reflexões sobre o livro didático. In: Anais... XV Simpósio Nacional de Ensino de Física, Curitiba. XV Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2003.
TERRAZZAN, E. A. Perspectivas para a Inserção da Física Moderna na Escola Média. 1994. 241f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo. 

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