EMENTA:
Técnicas experimentais e/ou teóricas
utilizadas no estudo de áreas de fronteira em física contemporânea.
INTRODUÇÃO:
Autores: Carlos
Eduardo M. de Aguiar, Eduardo A. Gama, Sandro Monteiro Costa
A Física é,
em muitos aspectos, a mais básica de todas as ciências naturais (pelo menos é o
que os físicos acham). Ela tem uma abrangência notável, envolvendo
investigações que vão desde a estrutura elementar da matéria até a origem e
evolução do Universo. Usando uns poucos princípios físicos, podemos explicar uma
grande quantidade de fenômenos naturais presentes no cotidiano, e compreender o
funcionamento das máquinas e aparelhos que estão à nossa volta. A inclusão da
Física no currículo do ensino médio dá aos estudantes a oportunidade de
entender melhor a natureza que os rodeia e o mundo tecnológico em que vivem.
Tão
importante quanto conhecer os princípios fundamentais da Física é saber como
chegamos a eles, e porque acreditamos neles. Não basta ter conhecimento
científico sobre a natureza; também é necessário entender como a ciência
funciona, pois só assim as características e limites deste saber podem ser
avaliados.
O estudo da
Física coloca os alunos da escola média frente a situações concretas que podem
ajudá-los a compreender a natureza da ciência e do conhecimento científico. Em
particular, eles têm a oportunidade de verificar como é fundamental para a
aceitação de uma teoria científica que esta seja consistente com evidências
experimentais. Isso lhes permitirá distinguir melhor entre ciência e
pseudociência, e fazer sua própria avaliação sobre temas como astrologia e
criacionismo. Eles poderão também reconhecer as limitações inerentes à
investigação científica, percebendo que existem questões fundamentais que não
são colocadas nem respondidas pela Ciência.
Um terceiro
fator é que, ao ter contato com a Física, os alunos da escola média farão uso
de linguagens e procedimentos de aplicação muito ampla. Objetos e métodos
utilizados corriqueiramente o estudo de Física – sistemas de unidades, gráficos,
modelos matemáticos, tratamento de erros experimentais – fazem parte da maioria
dos processos produtivos modernos, e a familiaridade com eles é um requisito
importante para o acesso a mercados de trabalho de base tecnológica.
ATIVIDADE:
A partir das leituras sugeridas, elabore um texto com o tema: “O
QUE OS ALUNOS DEVEM APRENDER NO CURSO DE FÍSICA?” No minimio 3 laudas
SUGESTÃO
DE LEITURA:
REFERÊNCIAS:
ALVETTI, M. A. S. e DELIZOICOV, D. Ensino de Física Moderna e Contemporânea e
a Revista Ciência Hoje. In: ENCONTRO DE PESQUISADORES EM ENSINO DE FÍSICA,
6., 1998, Florianópolis. Atas...
Florianópolis, Imprensa Universitária da UFSC, p.232-234, 1998.
Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999, 360p.
BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de
Educação Básica, Departamento de
Políticas de Ensino Médio. Orientações Curriculares do Ensino Médio.
Brasília: MEC, SEB, 2004, 400p.
BRASIL, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCNs+ Ensino Médio: orientações
educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da
Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, SEMTEC, 2002, 144p.
GRECA, I. M. Construindo
significados em Mecânica Quântica: Resultados de uma Proposta Didática aplicada
a estudantes de Física Geral 2000. 284f. Tese (Doutorado em Ciências) –
Instituto de Física - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
MOTA, L. M.
As controvérsias sobre a interpretação da mecânica quântica e a formação dos
licenciados em física (um estudo em duas instituições: UFBA e UFSC). 2000.
176f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade
Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
OSTERMANN, F.
Tópicos de Física Contemporânea
em Escolas de Nível Médio e na Formação de Professores de Física. 1999.
433f. Tese (Doutorado em Ciências), Instituto de Física, Universidade Federal
do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
REZENDE JUNIOR, M. F e RICARDO, E. C. Os Parâmetros Curriculares Nacionais e a
Inserção da Física Moderna no Ensino Médio: reflexões sobre o livro didático.
In: Anais... XV Simpósio Nacional de Ensino de Física, Curitiba. XV Simpósio
Nacional de Ensino de Física, 2003.
TERRAZZAN, E. A. Perspectivas para a Inserção da Física Moderna na Escola Média.
1994. 241f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade
de São Paulo, São Paulo.
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