1 - PLANEJAMENTO
E AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
INTRODUÇÃO
Planejamento e avaliação na
escola: articulação e necessária determinação ideológica
Cipriano
Carlos Luckesi
O ato de planejar não é um ato simplesmente
técnico. Assim como também não é um ato exclusivamente político-filosófico.
Segundo o autor, esse ato será, sim, ao mesmo tempo político-social, científico
e técnico.
Não basta pensar nos meios, nas técnicas e na
sofisticação dos recursos tecnológicos, afirma o autor. Eles são necessários,
mas como meios. Importa que a prática de planejar em todos os níveis -
educacional, curricular e de ensino -- ultrapasse a dimensão técnica,
integrando-a numa dimensão político-social.
O ato de planejar, assim assumido, deixará de
ser um simples estruturar de meios e recursos, para tornar-se o momento de
decidir sobre a construção de um futuro.
"O ato de planejar é a atividade
intencional pela qual se projetam fins e se estabelecem meios para atingi-los.
Por isso, não é neutro, mas ideologicamente comprometido."
"...a prática do planejamento em nosso
país, especialmente na Educação, tem sido conduzida como se fosse uma atividade
neutra, sem comprometimentos. (...) porém, pouco ou nada se discute a respeito
do real significado social e político da ação que se está planejando. Não se
pergunta pelas determinações sociais que estão na base do problema a ser
enfrentado, assim como não se discutem as possíveis consequências
políticos-sociais que decorrerão da execução do projeto em pauta."
"Planejar, nas escolas em geral, tem
sido um modo de operacionalizar o uso de recursos - materiais, financeiros,
humanos, didáticos. (...) usualmente (com exceções no cotidiano escolar, é
claro) essa semana de planejamento redunda no preenchimento de um formulário em
colunas, no qual o professor deve fazer durante o ano letivo na disciplina ou
área de estudos que trabalha. (...) Essa é uma forma de fazer do ato de
planejar um ato neutro, como desejavam nossos ex-ministros e como desejam todos
os que defendem uma perspectiva conservadora para a sociedade."
"...o papel do diretor de um
estabelecimento de ensino é coordenar a construção de diretrizes da instituição
como um todo e atuar para prover condições básicas para que tais diretrizes
possam efetivamente sair do papel e transformar-se em realidade (...) ele (o
diretor) será, sim, o coordenador de uma decisão coletiva para a Escola, que
também deverá ser gerenciada coletivamente."
"A avaliação poderia ser compreendida
como uma crítica do percurso de uma ação, seja ela curta, seja prolongada.
Enquanto o planejamento dimensiona o que se vai construir, a avaliação subsidia
essa construção, porque fundamenta novas decisões. (...) A avaliação será,
então, um sistema de crítica do próprio projeto que elaboramos e estamos
desejando levar adiante. (...) um ato amoroso, um ato de cuidado, pelo qual
todos verificam como estão criando seu bebê e como podem trabalhar para que ele
cresça."
Planejamento e Avaliação
Enquanto o planejamento é o ato pelo qual
decidimos o que construir, a avaliação é o ato crítico que nos subsidia na
verificação de como estamos construindo o nosso projeto.
A avaliação atravessa o ato de planejar e de
executar; por isso contribui em todo o percurso da ação planificada. A
avaliação se faz presente não só na identificação da perspectiva
político-social, como também na seleção de meios alternativos e na execução do
projeto, tendo em vista a sua construção. Ou seja, a avaliação, como crítica de
percurso, é uma ferramenta necessária ao ser humano no processo de construção
dos resultados que planificou produzir, assim como o é no redimensionamento da
direção da ação. A avaliação é uma ferramenta da qual o ser humano não se
livra. Ela faz parte de seu modo de agir e, por isso, é necessário que seja
usada da melhor forma possível.
A AVALIAÇÃO
Considerando
a importância do crescimento não só das crianças, mas de todos os que constroem
o processo educativo, consideramos a forma sugerida por Kramer e colaboradoras
(todos são objeto e sujeito da avaliação)
aquela que deve ser registrada. Assim avaliamos:
“A CRIANÇA seu
desenvolvimento
seus
conhecimentos
A PROFESSORA/O PROFESSOR suas dificuldades
A EQUIPE PEDAGÓGICA seus progressos
suas
dúvidas
A PRÉ-ESCOLA sua
estrutura
seu
funcionamento”
Como a
criança é o centro da avaliação, esta é feita para que o trabalho realizado com
ela seja sempre otimizado.
Estratégias
de “como avaliar”:
· as reuniões
periódicas, para análise e discussões críticas, retroalimentam a elaboração dos
planejamentos. As crianças avaliam os seus trabalhos, ao final do dia os
professores também se expõem para serem avaliados, facilitando um futuro
exercício de prática da cidadania;
· o professor
tem seu caderno de observações para registros livres e mesmo interpretações
sobre suas próprias atitudes nas ocorrências da sala de aula;
· são feitos
relatórios de observação individual para a construção de um processo constante.
Haverá sempre encaminhamento e discussão com a supervisora;
· as crianças
podem criar calendários, onde vão registrando, através de desenho ou escrita,
sua atividade preferida, o que fez;
· existência
de fichas avaliativas semestrais do trabalho escolar;
· relatório
semestral elaborado pela equipe de coordenação, avaliando a execução global da
proposta.
ATIVIDADE
Elabore uma
aula para a educação Infantil (tema livre). No planejamento da aula de ênfase a
forma como será avaliada a aula.
SUGESTÃO DE LEITURAS
O
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL - http://www.pucrs.br/edipucrs/online/vsemanaletras/Artigos%20e%20Notas_PDF/Denise%20Dalpiaz%20Antunes.pdf
OPLANEJAMENTOE
A AVALIAÇÃO INICIAL/DIAGNÓSTICA - http://internas.netname.com.br/arquivos/telesala/34.pdf
O Planejamento
na educação Infantil - http://www.slideshare.net/cefaprodematupa/artigo-cientifico-oplanejamentopedagogiconaeducacaoinfantil-8188632
SUGESTÃO DE VÍDEOS
Reflexões Sobre a Avaliação na Educação Infantil - http://www.youtube.com/watch?v=x6XnX6paLQA
Avaliação na
Educação Infantil - http://www.youtube.com/watch?v=rcDHICGPlOg
Nova Escola | Emilia Ferreiro | Leitura e escrita na
Educação Infantil - http://www.youtube.com/watch?v=0YY7D5p97w4
Nova Escola | Emilia Ferreiro | Importância da criança
escrever conforme suas ideias - http://www.youtube.com/watch?v=V2myaSubdbo
EDUCAÇÃO INFANTIL
E AVALIAÇÃO - http://www.youtube.com/watch?v=3DPPMf1aB8o
Avaliação na Educação Infantil - legislação, pesquisas e práticas
-
Perfil do
Educador Infantil - http://www.youtube.com/watch?v=o4WcvH-2IbI
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
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