segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Curso de Educação Infantil - Aula 1 - PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL




1 - PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

INTRODUÇÃO

Planejamento e avaliação na escola: articulação e necessária determinação ideológica
Cipriano Carlos Luckesi
O ato de planejar não é um ato simplesmente técnico. Assim como também não é um ato exclusivamente político-filosófico. Segundo o autor, esse ato será, sim, ao mesmo tempo político-social, científico e técnico.
Não basta pensar nos meios, nas técnicas e na sofisticação dos recursos tecnológicos, afirma o autor. Eles são necessários, mas como meios. Importa que a prática de planejar em todos os níveis - educacional, curricular e de ensino -- ultrapasse a dimensão técnica, integrando-a numa dimensão político-social.
O ato de planejar, assim assumido, deixará de ser um simples estruturar de meios e recursos, para tornar-se o momento de decidir sobre a construção de um futuro.
"O ato de planejar é a atividade intencional pela qual se projetam fins e se estabelecem meios para atingi-los. Por isso, não é neutro, mas ideologicamente comprometido."
"...a prática do planejamento em nosso país, especialmente na Educação, tem sido conduzida como se fosse uma atividade neutra, sem comprometimentos. (...) porém, pouco ou nada se discute a respeito do real significado social e político da ação que se está planejando. Não se pergunta pelas determinações sociais que estão na base do problema a ser enfrentado, assim como não se discutem as possíveis consequências políticos-sociais que decorrerão da execução do projeto em pauta."
"Planejar, nas escolas em geral, tem sido um modo de operacionalizar o uso de recursos - materiais, financeiros, humanos, didáticos. (...) usualmente (com exceções no cotidiano escolar, é claro) essa semana de planejamento redunda no preenchimento de um formulário em colunas, no qual o professor deve fazer durante o ano letivo na disciplina ou área de estudos que trabalha. (...) Essa é uma forma de fazer do ato de planejar um ato neutro, como desejavam nossos ex-ministros e como desejam todos os que defendem uma perspectiva conservadora para a sociedade."
"...o papel do diretor de um estabelecimento de ensino é coordenar a construção de diretrizes da instituição como um todo e atuar para prover condições básicas para que tais diretrizes possam efetivamente sair do papel e transformar-se em realidade (...) ele (o diretor) será, sim, o coordenador de uma decisão coletiva para a Escola, que também deverá ser gerenciada coletivamente."
"A avaliação poderia ser compreendida como uma crítica do percurso de uma ação, seja ela curta, seja prolongada. Enquanto o planejamento dimensiona o que se vai construir, a avaliação subsidia essa construção, porque fundamenta novas decisões. (...) A avaliação será, então, um sistema de crítica do próprio projeto que elaboramos e estamos desejando levar adiante. (...) um ato amoroso, um ato de cuidado, pelo qual todos verificam como estão criando seu bebê e como podem trabalhar para que ele cresça."
Planejamento e Avaliação
Enquanto o planejamento é o ato pelo qual decidimos o que construir, a avaliação é o ato crítico que nos subsidia na verificação de como estamos construindo o nosso projeto.
A avaliação atravessa o ato de planejar e de executar; por isso contribui em todo o percurso da ação planificada. A avaliação se faz presente não só na identificação da perspectiva político-social, como também na seleção de meios alternativos e na execução do projeto, tendo em vista a sua construção. Ou seja, a avaliação, como crítica de percurso, é uma ferramenta necessária ao ser humano no processo de construção dos resultados que planificou produzir, assim como o é no redimensionamento da direção da ação. A avaliação é uma ferramenta da qual o ser humano não se livra. Ela faz parte de seu modo de agir e, por isso, é necessário que seja usada da melhor forma possível.

A AVALIAÇÃO

Considerando a importância do crescimento não só das crianças, mas de todos os que constroem o processo educativo, consideramos a forma sugerida por Kramer e colaboradoras (todos são objeto e sujeito da avaliação) aquela que deve ser registrada. Assim avaliamos:

“A CRIANÇA                                                     seu desenvolvimento
                                                                                seus conhecimentos

A PROFESSORA/O PROFESSOR             suas dificuldades

A EQUIPE PEDAGÓGICA                            seus progressos
                                                                                suas dúvidas

A PRÉ-ESCOLA                                               sua estrutura
                                                                                seu funcionamento”

Como a criança é o centro da avaliação, esta é feita para que o trabalho realizado com ela seja sempre otimizado.

Estratégias de “como avaliar”:

·       as reuniões periódicas, para análise e discussões críticas, retroalimentam a elaboração dos planejamentos. As crianças avaliam os seus trabalhos, ao final do dia os professores também se expõem para serem avaliados, facilitando um futuro exercício de prática da cidadania;
·       o professor tem seu caderno de observações para registros livres e mesmo interpretações sobre suas próprias atitudes nas ocorrências da sala de aula;
·       são feitos relatórios de observação individual para a construção de um processo constante. Haverá sempre encaminhamento e discussão com a supervisora;
·       as crianças podem criar calendários, onde vão registrando, através de desenho ou escrita, sua atividade preferida, o que fez;
·       existência de fichas avaliativas semestrais do trabalho escolar;
·       relatório semestral elaborado pela equipe de coordenação, avaliando a execução global da proposta.


ATIVIDADE
Elabore uma aula para a educação Infantil (tema livre). No planejamento da aula de ênfase a forma como será avaliada a aula.


SUGESTÃO DE LEITURAS


OPLANEJAMENTOE A AVALIAÇÃO INICIAL/DIAGNÓSTICA - http://internas.netname.com.br/arquivos/telesala/34.pdf


SUGESTÃO DE VÍDEOS

Reflexões Sobre a Avaliação na Educação Infantil - http://www.youtube.com/watch?v=x6XnX6paLQA

Avaliação na Educação Infantil - http://www.youtube.com/watch?v=rcDHICGPlOg

Nova Escola | Emilia Ferreiro | Leitura e escrita na Educação Infantil - http://www.youtube.com/watch?v=0YY7D5p97w4

Nova Escola | Emilia Ferreiro | Importância da criança escrever conforme suas ideias - http://www.youtube.com/watch?v=V2myaSubdbo

EDUCAÇÃO INFANTIL E AVALIAÇÃO - http://www.youtube.com/watch?v=3DPPMf1aB8o

Avaliação na Educação Infantil - legislação, pesquisas e práticas -

Perfil do Educador Infantil - http://www.youtube.com/watch?v=o4WcvH-2IbI


 


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

PILLETI, Claudino, Didática Geral, editora Ática, São Paulo, 2003.
VAGULA, E; RAMPARAZZO, S. R. R.; STEINLE, M. C. B. Organização didática dos anos iniciais do ensino fundamental, pedagogia, São Paulo, Pearson Prentice Hall, 2009.
CRUZ, Vilma Aparecida Gimenes da. Abordagens de pesquisa em educação, IN: Curso Superior de Pedagogia: modulo 2. Londrina: UNOPAR, 2006
MORAES, Dirce Aparecida Folleto. Avaliação formativa na educação infantil, organização didática na educação infantil, São Paulo, Pearson prentice Hall, 2009, pg147.
RAIZER, Cassiana Magalhães, Organização didática na educação infantil, Pearson Prentice Hall, São Paulo, 2009.
FERRARI, Marcio. Lev Vygoztky o teorico do ensino com processo social, disponivel em <http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/lev-vygotsky-teorico-423354.shtml> acesso em 02/09/2011
FERRARI, Márcio. Henri Wallom o educador integral, disponivel em <http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/educador-integral-423298.shtml> acesso em 02/09/2011
PAGANOTTI, Ivan. Vygotsky e o conceito de zona de desenvolvimento proximal, disponivel em << http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/vygotsky-conceito-zona-desenvolvimento-proximal-629243.shtml?page=2>> acesso em 02/09/2011.
VASCONCELOS, Celso. Planejar é antecipar ações para atingir certos objetivos, disponivel em  << http://educarparacrescer.abril.com.br/gestao-escolar/entrevista-celso-vasconcellos >>  acesso em 01/09/2011
Conceito de sociointeracionismo, disponível em  <<http://www.knoow.net/ciencsociaishuman/sociologia/socio_interacionismo.htm#vermais>>. Acesso em 02/09/2011.
MARQUES, Cassara. Arte de planejar. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/planejamento/lst_escola.shtml>. Acesso em 28/04/2011.
Ação Educativa / MEC em fevereiro de 1997. Disponível em: <http://www.acaoeducativa.org.br/downloads/parte5.pdf> acesso em 20/04/2011
LEAL, Regina Barros. Planejamento de ensino peculiaridades significativas. Disponível em: <http://www.rieoei.org/deloslectores/1106Barros.pdf> aceso em 03/05/2011.
PONTES, Tarsila dos santos. Avaliação na educação infantil frente aos novos desafios, 2001, disponível em << http://www.nead.unama.br/site/bibdigital/monografias/Avaliacao_educacao_infantil.pdf>> acesso em 04/09/2011
HAMZE, Amélia. Planejamento como principal ferramenta educativa, disponível em <http://educador.brasilescola.com/trabalho-docente/planejamento-principal-ferramenta-educativa.htm> acesso em 04/09/2011.

BARROS, Daniel Feitosa. Avaliação formativa, disponível em <http://www.recantodasletras.com.br/artigos/287831> acesso em 08/09/2011

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