EMENTA:
- Instrumentos Avaliativos
Neuropsicológicos
- Intervenção Neuropedagógica nos
Distúrbios de Aprendizagem
- Diagnóstico Neuropsicopedagógico
INTRODUÇÃO:
“Porque falas em curar quando, muitas
vezes, basta acompanhar um ser no seu desamparo? “ Mannoni
Basta
lembrar de sua infância: quantos conflitos! Quantos dramas e culpas e tensões
com cargas emocionais que a criança carrega e que acabam tornando "o ato
de estudar" um fardo pesado pro resto da vida. Sem prazer, satisfação,
motivação, compreensão e sentido; a aprendizagem fica deficiente e o cérebro
acaba por registrar, vincar e marcar impressões errôneas do ato de estudar e
aprender.
O Atendimento e Acompanhamento Psicopedagógico
A
Psicopedagogia trabalha com as dificuldades de aprendizagem e a diversidade de
fatores que contribuem para o baixo desempenho da aprendizagem. O atendimento tem enfoque na avaliação e
intervenção destas dificuldades, visando propor intervenções e/ou ações capazes
de desencadear um novo patamar cognitivo no indivíduo.
O
Atendimento para os pais, ocorre em sessões separadas e objetiva a
conscientização destes, aos modos de aprender e apreender de seus filhos. É uma
excelente oportunidade de reflexão, onde a troca e a compreensão balizam o
sucesso da Intervenção Psicopedagógica.
A dificuldade de aprendizagem é vista na
Psicopedagogia como um indicador de problemas que podem estar acontecendo em
várias dimensões da vida daquele aluno (a),
ou indivíduo. São elas:
Cognitiva (Relativas ao conhecimento)
Afetiva ou
Psíquica (Relativas ao emocional)
Social (Quanto aos relacionamentos)
Biológica
(Quanto ao físico-funcional)
Essas quatro
dimensões se inter-relacionam e interferem umas nas outras promovendo ou não as
dificuldades de aprendizagem, como resposta de que algo não vai bem. A
Intervenção Psicopedagógica vai exatamente atuar no sujeito e não no aluno,
para que ele possa se estruturar, conhecer a si mesmo e mobilizar-se
internamente para a aprendizagem e para a vida, favorecendo o desenvolvimento
de habilidades para lidar com frustrações e conflitos.
Para cada
causa associada ou isolada, existem intervenções específicas. Trabalha-se com o
"como" ele aprende e não "porque" ele não aprende.
Atuando
diretamente nos estilos modais de aprendizagem, o Neuropsicopedagogo descobre
habilidades que ele já possui e através da valorização dessas habilidades,
sugere caminhos menos conhecidos e maneiras diferentes que as da escola,
facilitando o raciocínio, a descoberta, o entendimento e, consequentemente a
aprendizagem. Este processo devolve ao aprendiz a autoconfiança e a autonomia
para voltar a estudar e sentir-se mais seguro para fazê-lo sozinho, com a
satisfação de estar apreendendo os devidos conteúdos e conhecimentos.
Um salto para a Neuropsicopedagogia
A Neuropsicopedagogia tem as mesmas bases de regulamentação da
Psicopedagogia, pautadas nos seguintes documentos:
• Lei
3124/97 – Senado Federal, que pode ser acompanhada a sua tramitação pelo site
da Câmara dos Deputados;
•
Certificado de especialista com registro no MEC – CNE;
• Estar
devidamente registrado na ABPp.
Também as
atividades e atribuições do profissional em Psicopedagogia, servem de base para
os da Neuropsicopedagogia, conforme dispõe o art. 4º do Projeto de Lei 3.512 de
2008, que regulamenta a função do Neuropsicopedagogo:
- Intervenção
neuropsicopedagógica, que visa a solução dos problemas de aprendizagem;
- Realização
de diagnósticos neuropsicopedagógicos;
- Utilização
de métodos, técnicas e instrumentos neuropsicopedagógicos para apesquisa,
prevenção, avaliação e intervenção relacionadas à aprendizagem;
- Consultoria
e Assessoria Neuropsicopedagógicas;
- Apoio
Neuropsicopedagógico;
- Supervisão
em trabalhos teóricos e práticos em Psicopedagogia; Neuropsicopedagogia;
- Orientação,
coordenação e supervisão dos cursos de Psicopedagogia e
Neuropsicopedagogia;
- Direção
de Serviços de Neuropsicopedagogia;
- Realização
de pesquisas no âmbito das Neurociências aplicadas à Educação.
O
Neuropsicopedagogo trabalha no cerne cognitivo:
No desejo e na "vontade de aprender" melhorando e
ampliando habilidades e talentos latentes.
O atendimento e a avaliação objetivam identificar
as dificuldades que estão prejudicando o aprendizado fluido, sem entraves,
oferecendo ferramentas de auto-superação cognitiva, intelectual e emocional,
contribuindo com a crescente autoconfiança e motivação para o aprendizado.
Sendo assim, o Neuropedagogo intermedia, ajuda,
auxilia no despertamento da motivação da
criança ou adolescente para o estudo, através de estímulos e metodologias
apropriados e personalizados para cada indivíduo, respeitando seus modos e
canais de aprendizagem e colaborando com a crescente autonomia cognitiva do
neuroaprendiz. O exercício do pensar, refletir, atentar, memorizar, associar ideias,
despertar a curiosidade, a criatividade e a inventividade, são focos
permanentes do trabalho de um Neuropsicopedagogo.
A Neuropsicopedagogia no campo clínico emprega como recurso
principal à realização de entrevistas operativas dedicadas a expressão e a
progressiva resolução da problemática individual e/ou grupal daqueles que a
consultam. Neste segmento também destacamos sua atuação profissional em
hospitais e clínicas.
O que é o Diagnóstico
Neuropsicopedagógico?
É a
investigação do processo de aprendizagem do indivíduo: seu modo de aprender,
áreas de competência e limitações, habilidades. Tem como objetivo entender as
origens das dificuldades e/ou distúrbio de aprendizagem apresentado. O
Neuropsicopedagogo não busca um diagnóstico isolado. Ao contrário disso, complementa suas
impressões e achados junto a outros profissionais, como o Neurologista,
Psicólogo, Fonoaudiólogo, Nutricionista; visando aprofundar tal investigação.
Instrumentos de Avaliação Neuropsicopedagógica
Para
realizar o diagnóstico clínico, o Neuropsicopedagogo utiliza diversos recursos.
Esses recursos se constituem num importante instrumento de linguagem e revelam
dados sobre a nossa vida, que muitas vezes são segredos para nós mesmos. Com
base nesses dados é elaborado o plano de intervenção. Os instrumentos de
avaliação podem incluir diferentes modalidades de atividades e testes
padronizados, utilizados de acordo com a habilitação profissional e da
composição da equipe multidisciplinar da clínica de educação.
Em geral,
realiza-se uma análise do material escolar; questionários; atividades
matemáticas, como resolução de cálculos, problemas, exercícios de lógica;
escrita livre e dirigida, visando avaliar a grafia (qualidade da letra ou
caligrafia); ortografia e produção textual; leitura (decodificação e
compreensão); desenhos; jogos de construção, jogos simbólicos e com regras;
testes psicomotrizes; interações grupais e usa-se também testes de
neurofeedbacks.
Acompanhamento Neuropsicopedagógico
O trabalho de acompanhamento Neuropsicopedagógico
desencadeará novas necessidades, de modo a provocar o desejo de aprender e não
somente uma "melhora no rendimento escolar". O foco do
Neuropsicopedagogo não é o "aluno" como outrora comentou-se, mas sim o
"indivíduo" o ser aprendente, em qualquer das dimensões em que ele se
manifeste.
Durante o
acompanhamento são estabelecidos contatos periódicos ou um cronograma com o
neuroaprendiz; os pais e a equipe escolar (coordenador e professores) com a finalidade de obter um melhor feedback
dos avanços, melhoras e conquistas do neuroaprendiz, até que o
Neuropsicopedagogo conclua que seu paciente reassumiu sua autonomia cognitiva,
para conduzir seu caminho de conhecimentos.
O QUE DIFERENCIA A NEUROPSICOPEDAGOGIA DA
PSICOPEDAGOGIA?
A
Neuropsicodepagogia: Sua análise está inserida no contexto em que se desenvolve
o processo de aprendizagem; a leitura dos problemas que emergem da e na
interação social voltada para o sujeito que aprende; busca compreender os
fatores que intervêm nos problemas, discriminando o particular e o geral, o
específico e o universal, na busca de alternativas de ação para uma mudança
significativa nas posturas frente ao ensinar e ao aprender, pautada em uma
essência específica e diferenciada da psicopedagogia.
A
Psicopedagogia: Área de estudo da neuropsicologia que avalia,diagnostica,
estuda e intervenciona frente a aprendizagem humana e suas intercorrências
considerando a compreensão do sujeito enquanto aprendiz, dotado de
complexidades, peculiaridades e inseguranças, sendo obrigado a tomar decisões
avaliativas além ou aquém de sua realidade cognitiva.
RUBINSTEIN
Apud SCOZ:2007
FONTE:
http://site.psicopedagogia-sp.com/neuropsicopedagogia.html
ATIVIDADE:
A parti da
leitura do texto “Aspectos da Avaliação Neuropsicológica” http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/15876/15876_4.PDF,
e do
material de apoio (leituras e vídeos) avalie um paciente com queixa
de dificuldade de aprendizagem, não esqueça e comentar sobre os instrumentos
utilizados.
SUGESTÃO DE LEITURAS:
http://neuropsicopedagogiaemfoco.blogspot.com.br/2011/07/transtornos-de-aprendizagem-progressos.html
SUGESTÃO DE VÍDEOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Cunha JA,
org. Psicodiagnóstico. 4ª ed. Porto
Alegre: Artes Médicas; 1993.
Luria AR. Fundamentos de neuropsicologia. São
Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; 1981.
Antunha EL. Investigação neuropsicológica na infância.
Boletim de Psicologia da Sociedade de Psicologia de São Paulo. 1987;37(87):80-102.
Wechsler D.
WISC-III: Escala de Inteligência
Wechsler para Crianças - adaptação brasileira da 3ª edição. São Paulo: Casa
do Psicólogo; 2002.
Primi R,
Almeida LS. Estudo de validação da
bateria de provas de raciocínio (BPR-5). Psic Teor Pesq. 2000;16(2):165-73.
:)
ResponderExcluirPrezada Regiane, adorei sua matéria, parabéns!
ResponderExcluirGostaria de saber a sua opinião sobre a criação dessa nova Sociedade Brasileira de neuropsicopedagogia (SBNPp)? Essa sociedade é vinculada À um grupo educacional que oferece cursos de pos- graduação e graduação. Para eles, no código que criaram para a Neuropsicopedagogia, a profissão de neuropsicopedagogo é autônoma e não fazem nenhuma relação com a Psicopedagogia. Fiquei com dúvidas sobre a real origem da profissão e se no futuro teremos dificuldade em regulamentar a profissão, como estamos tendo com a psicopedagogia.
Abraços
Carla.
Dentre os testes e escalas que aplicaremos para um possível diagnósticos das dificuldades do aprendiz, temos autorização para aplicar os testes WISC, como Neuropsicopedagogo?
ResponderExcluirÓtimo aprendizado obg
ResponderExcluirEstudando e aprendendo
ResponderExcluirComo é o nome da autora do artigo?
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