quarta-feira, 5 de junho de 2013

Aula 2- Avaliação e Intervenção Neuropsicopedagogia




EMENTA:
  • Instrumentos Avaliativos Neuropsicológicos
  • Intervenção Neuropedagógica nos Distúrbios de Aprendizagem
  • Diagnóstico Neuropsicopedagógico

INTRODUÇÃO:

“Porque falas em curar quando, muitas vezes, basta acompanhar um ser no seu desamparo? “ Mannoni


Basta lembrar de sua infância: quantos conflitos! Quantos dramas e culpas e tensões com cargas emocionais que a criança carrega e que acabam tornando "o ato de estudar" um fardo pesado pro resto da vida. Sem prazer, satisfação, motivação, compreensão e sentido; a aprendizagem fica deficiente e o cérebro acaba por registrar, vincar e marcar impressões errôneas do ato de estudar e aprender.​​

O Atendimento e Acompanhamento Psicopedagógico
A Psicopedagogia trabalha com as dificuldades de aprendizagem e a diversidade de fatores que contribuem para o baixo desempenho da aprendizagem.  O atendimento tem enfoque na avaliação e intervenção destas dificuldades, visando propor intervenções e/ou ações capazes de desencadear um novo patamar cognitivo no indivíduo.

O Atendimento para os pais, ocorre em sessões separadas e objetiva a conscientização destes, aos modos de aprender e apreender de seus filhos. É uma excelente oportunidade de reflexão, onde a troca e a compreensão balizam o sucesso da Intervenção Psicopedagógica.

A dificuldade de aprendizagem é vista na Psicopedagogia como um indicador de problemas que podem estar acontecendo em várias dimensões da vida daquele aluno (a),  ou indivíduo. São elas:

Cognitiva  (Relativas ao conhecimento)
Afetiva ou Psíquica (Relativas ao emocional)
Social    (Quanto aos relacionamentos)
Biológica (Quanto ao físico-funcional)
Essas quatro dimensões se inter-relacionam e interferem umas nas outras promovendo ou não as dificuldades de aprendizagem, como resposta de que algo não vai bem. A Intervenção Psicopedagógica vai exatamente atuar no sujeito e não no aluno, para que ele possa se estruturar, conhecer a si mesmo e mobilizar-se internamente para a aprendizagem e para a vida, favorecendo o desenvolvimento de habilidades para lidar com frustrações e conflitos.

Para cada causa associada ou isolada, existem intervenções específicas. Trabalha-se com o "como" ele aprende e não "porque" ele não aprende.
Atuando diretamente nos estilos modais de aprendizagem, o Neuropsicopedagogo descobre habilidades que ele já possui e através da valorização dessas habilidades, sugere caminhos menos conhecidos e maneiras diferentes que as da escola, facilitando o raciocínio, a descoberta, o entendimento e, consequentemente a aprendizagem. Este processo devolve ao aprendiz a autoconfiança e a autonomia para voltar a estudar e sentir-se mais seguro para fazê-lo sozinho, com a satisfação de estar apreendendo os devidos conteúdos e conhecimentos.

Um salto para a Neuropsicopedagogia
​​A Neuropsicopedagogia tem as mesmas bases de regulamentação da Psicopedagogia, pautadas nos seguintes documentos:
• Lei 3124/97 – Senado Federal, que pode ser acompanhada a sua tramitação pelo site da Câmara dos Deputados;
• Certificado de especialista com registro no MEC – CNE;
• Estar devidamente registrado na ABPp.
Também as atividades e atribuições do profissional em Psicopedagogia, servem de base para os da Neuropsicopedagogia, conforme dispõe o art. 4º do Projeto de Lei 3.512 de 2008, que regulamenta a função do Neuropsicopedagogo:
  • Intervenção neuropsicopedagógica, que visa a solução dos problemas de aprendizagem;
  • Realização de diagnósticos neuropsicopedagógicos;
  • Utilização de métodos, técnicas e instrumentos neuropsicopedagógicos para apesquisa, prevenção, avaliação e intervenção relacionadas à aprendizagem;
  • Consultoria e Assessoria  Neuropsicopedagógicas;
  • Apoio Neuropsicopedagógico;
  • Supervisão em trabalhos teóricos e práticos em Psicopedagogia; Neuropsicopedagogia;
  • Orientação, coordenação e supervisão dos cursos de Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia;
  • Direção de Serviços de Neuropsicopedagogia;
  • Realização de pesquisas no âmbito das Neurociências aplicadas à Educação.


O Neuropsicopedagogo trabalha no cerne cognitivo:
No desejo e na "vontade de aprender" melhorando e ampliando habilidades e talentos latentes.
O atendimento e a avaliação objetivam identificar as dificuldades que estão prejudicando o aprendizado fluido, sem entraves, oferecendo ferramentas de auto-superação cognitiva, intelectual e emocional, contribuindo com a crescente autoconfiança e motivação para o aprendizado.
Sendo assim, o Neuropedagogo intermedia, ajuda, auxilia  no despertamento da motivação da criança ou adolescente para o estudo, através de estímulos e metodologias apropriados e personalizados para cada indivíduo, respeitando seus modos e canais de aprendizagem e colaborando com a crescente autonomia cognitiva do neuroaprendiz. O exercício do pensar, refletir, atentar, memorizar, associar ideias, despertar a curiosidade, a criatividade e a inventividade, são focos permanentes do trabalho de um Neuropsicopedagogo.

A Neuropsicopedagogia  no campo clínico emprega como recurso principal à realização de entrevistas operativas dedicadas a expressão e a progressiva resolução da problemática individual e/ou grupal daqueles que a consultam. Neste segmento também destacamos sua atuação profissional em hospitais e clínicas.

 O que é o Diagnóstico Neuropsicopedagógico?
É a investigação do processo de aprendizagem do indivíduo: seu modo de aprender, áreas de competência e limitações, habilidades. Tem como objetivo entender as origens das dificuldades e/ou distúrbio de aprendizagem apresentado. O Neuropsicopedagogo não busca um diagnóstico isolado.  Ao contrário disso, complementa suas impressões e achados junto a outros profissionais, como o Neurologista, Psicólogo, Fonoaudiólogo, Nutricionista; visando aprofundar tal investigação.
​Instrumentos de Avaliação Neuropsicopedagógica
Para realizar o diagnóstico clínico, o Neuropsicopedagogo utiliza diversos recursos. Esses recursos se constituem num importante instrumento de linguagem e revelam dados sobre a nossa vida, que muitas vezes são segredos para nós mesmos. Com base nesses dados é elaborado o plano de intervenção. Os instrumentos de avaliação podem incluir diferentes modalidades de atividades e testes padronizados, utilizados de acordo com a habilitação profissional e da composição da equipe multidisciplinar da clínica de educação.
Em geral, realiza-se uma análise do material escolar; questionários; atividades matemáticas, como resolução de cálculos, problemas, exercícios de lógica; escrita livre e dirigida, visando avaliar a grafia (qualidade da letra ou caligrafia); ortografia e produção textual; leitura (decodificação e compreensão); desenhos; jogos de construção, jogos simbólicos e com regras; testes psicomotrizes; interações grupais e usa-se também testes de neurofeedbacks.​
Acompanhamento Neuropsicopedagógico
O trabalho de acompanhamento Neuropsicopedagógico desencadeará novas necessidades, de modo a provocar o desejo de aprender e não somente uma "melhora no rendimento escolar". O foco do Neuropsicopedagogo não é o "aluno" como outrora comentou-se, mas sim o "indivíduo" o ser aprendente, em qualquer das dimensões em que ele se manifeste.
Durante o acompanhamento são estabelecidos contatos periódicos ou um cronograma com o neuroaprendiz; os pais e a equipe escolar (coordenador e professores)  com a finalidade de obter um melhor feedback dos avanços, melhoras e conquistas do neuroaprendiz, até que o Neuropsicopedagogo conclua que seu paciente reassumiu sua autonomia cognitiva, para conduzir seu caminho de conhecimentos.



O QUE DIFERENCIA A NEUROPSICOPEDAGOGIA DA PSICOPEDAGOGIA?
A Neuropsicodepagogia: Sua análise está inserida no contexto em que se desenvolve o processo de aprendizagem; a leitura dos problemas que emergem da e na interação social voltada para o sujeito que aprende; busca compreender os fatores que intervêm nos problemas, discriminando o particular e o geral, o específico e o universal, na busca de alternativas de ação para uma mudança significativa nas posturas frente ao ensinar e ao aprender, pautada em uma essência específica e diferenciada da psicopedagogia.
A Psicopedagogia: Área de estudo da neuropsicologia que avalia,diagnostica, estuda e intervenciona frente a aprendizagem humana e suas intercorrências considerando a compreensão do sujeito enquanto aprendiz, dotado de complexidades, peculiaridades e inseguranças, sendo obrigado a tomar decisões avaliativas além ou aquém de sua realidade cognitiva.
RUBINSTEIN Apud SCOZ:2007
FONTE: http://site.psicopedagogia-sp.com/neuropsicopedagogia.html

ATIVIDADE:
A parti da leitura do texto “Aspectos da Avaliação Neuropsicológica” http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/15876/15876_4.PDF, e do material de apoio (leituras e vídeos) avalie um paciente com queixa de dificuldade de aprendizagem, não esqueça e comentar sobre os instrumentos utilizados.

SUGESTÃO DE LEITURAS:

SUGESTÃO DE VÍDEOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Cunha JA, org. Psicodiagnóstico. 4ª ed. Porto Alegre: Artes Médicas; 1993.
Luria AR. Fundamentos de neuropsicologia. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; 1981.
Antunha EL. Investigação neuropsicológica na infância. Boletim de Psicologia da Sociedade de Psicologia de São Paulo. 1987;37(87):80-102.
Wechsler D. WISC-III: Escala de Inteligência Wechsler para Crianças - adaptação brasileira da 3ª edição. São Paulo: Casa do Psicólogo; 2002.

Primi R, Almeida LS. Estudo de validação da bateria de provas de raciocínio (BPR-5). Psic Teor Pesq. 2000;16(2):165-73.