MATEMÁTICA
|
C/H
|
30
|
|
Informática
Aplicada ao Ensino da Matemática: Ambientes Virtuais Aplicados à Aprendizagem
|
60
|
Tópicos em Aritmética, Álgebra, Geometria e Cálculo Diferencial e Integral
|
60
|
Elementos de Estatística / Introdução à Matemática
Financeira
|
60
|
História da Matemática Através de Problemas
|
30
|
CARGA HORÁRIA TOTAL
|
240
|
Compartilhar conhecimento usando NT's da informação e comunicação: O recurso virtual, aliado ao acompanhamento e mediação tecnológica, é um cenário propício para o desenvolvimento da autonomia de aprendizagem.
domingo, 28 de outubro de 2012
Disciplina do curso de Matemática
Disciplina do curso de Língua Portuguesa e Literatura
LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA
|
C/H
|
Evolução do Pensamento
|
40
|
Variação Lingüística e
|
40
|
Elementos da Analise do
Discurso
|
40
|
A teoria da narrativa e o conto contemporâneo
|
80
|
Aspectos da Literatura infanto-juvenil
|
40
|
CARGA HORÁRIA TOTAL
|
240
|
Disciplina do curso de Língua Portuguesa e Inglesa
LÍNGUA INGLESA
E CULTURA- ANGLO AMERICANA
|
C/H
|
Fonética de Fonologia da Língua Inglesa
|
30
|
Morfossintaxe da Língua Inglesa
|
30
|
Semântica e Tópicos de análise do discurso em Língua
Inglesa
|
30
|
Metodologia e Didática do ensino superior da
Língua Inglesa e suas respectivas literaturas: Abordagens e técnicas de
ensino-aprendizagem de Línguas
|
90
|
Língua Inglesa: Estudos introdutórios da
tradução, compreensão e produção de textos em Língua Inglesa
|
55
|
CARGA HORÁRIA
TOTAL
|
235
|
Disciplinas do curso de Biologia
BIOLOGIA
|
C/H
|
Fundamentos básicos da Biologia
|
40
|
Ecologia e Manejo de Ecossistemas e População
|
40
|
Sociedade, educação e meio ambiente
|
40
|
Conceitos de Zoologia e Genética
|
80
|
Biologia celular e molecular
|
40
|
CARGA HORÁRIA TOTAL
|
240
|
CURSO EDUCAÇÃO ESPECIAL: AULA 1 - DEFICIÊNCIA MENTAL E CONDUTA
Ementa: Análise conceitual e histórica. Características do desenvolvimento
e da aprendizagem. Avaliação diagnóstica. Métodos e técnicas de ensino para o
aluno com deficiência mental.
"Educar é estar mais atento às
possibilidades do que aos limites". Moran, J.
Introdução:
Recentes
discussões acerca do trabalho educacional, com as crianças NEE e a resistência
que as políticas de inclusão tem encontrado, torna evidente a necessidade de
redefinir o papel dos professores, o que implica que estes se assumam como
profissionais reflexivos, capazes de se transformarem e se desenvolverem assim
como desenvolverem e transformarem sua prática diária.
"...
A criança aprende, mais por experiência do que por erro, mais por prazer do que
pelo sofrimento, mais pela experiência do que pela sugestão e a dissertação, e
mais por sugestão do que por direção. E assim a criança aprende pela afeição,
pelo amor, pela paciência, pela compreensão, por pertencer, por fazer e por
ser" Frederck Molffett
Em uma
análise retrospectiva em torno da pessoa com necessidades educacionais
especiais, verifica-se que sua trajetória acompanha a evolução histórica da
conquista dos direitos humanos. Nas discussões a esse respeito e que duram
séculos, os "deficientes" sempre foram percebidos como seres
distintos e à margem dos grupos sociais.
Atividade:
1 - Fase - Vai no site http://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/1436/2/dm_sergiomoura.pdf
2- Fase - Ler e postar no blog comentários sobre as
dificuldade de socialização de pessoas portadoras de deficiência mental
de acordo com o artigo.
3 - Fase - Fazer um resumo sobre a personalidade de Marcos, objeto de
estudo do artigo "http://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/1436/2/dm_sergiomoura.pdf",
e mandar para o email da tutora, lembrando que deve aplicar as normas da
ABNT na formatação do trabalho.
Sugestão de Leituras:
Direito a diversidade http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aescola.pdf
A Avaliação do Aluno com Deficiência Mental - http://catolicaonline.com.br/revistadacatolica2/artigosn4v2/27-pos-grad.pdf
Vídeos encontrados no
Youtube:
MEC Necessidades Educacionais Especiais - https://www.youtube.com/watch?v=ZikYK5CCrTE
EDUCAO INCLUSIVA Musica de Gonzaguinha - https://www.youtube.com/watch?v=tYr4HXrQVgQ
Referências
Bibliográficas:
RODRIGUES, David. Inclusão e Educação,Doze olhares sobre a
educação inclusiva
PAIN, Sara. Diagnóstico e Tratamento dos Problemas de
Aprendizagem. Porto Alegre, Artes Médicas, 1987.
REVISTA ACADÊMICA: Interdisciplinaridade. Paraná: Pontifícia
Universidade Católica. Ano 11, nº 03, Março/1991.
REVISTA EM FOCO: Algumas Considerações para Reflexão:
Interdisciplinaridade. Nº 01, abril/1995.
sábado, 27 de outubro de 2012
Disciplinas do curso Metodologia do Ensino Médio e Fundamental
METODOLOGIA
DO MÉDIO E FUNDAMENTAL
|
C/H
|
Fundamentos e Organização do Ensino Médio e Fundamental
|
40
|
Uso das TIC’s em sala de aula
|
40
|
Prática do Ensino Médio e Fundamental
|
40
|
Direito e legislação educacional no Ensino Médio e
Fundamental
|
40
|
Dinâmica de grupo e Avaliação educacional
|
40
|
CARGA HORÁRIA
TOTAL
|
200
|
quinta-feira, 25 de outubro de 2012
Disciplina do Curso de História
HISTÓRIA
|
C/H
|
Teoria e fundamentos epistemológicos do ensino da História
|
40
|
Movimentos Sociais e Formas de Cidadania
|
40
|
A Nova História Cultural: Teorias, Métodos e Historiografia
|
40
|
A Globalização e os Impasses da Contemporaneidade
|
40
|
Professor-Pesquisador em Educação Histórica
|
40
|
CARGA HORÁRIA
|
200
|
Disciplinas do Curso de Geografia
GEOGRAFIA
|
C/H
|
Introdução a Ciência Geográfica
|
40
|
Metodologia da geografia
|
40
|
Geografia Humana
|
40
|
Geografia do Brasil
|
40
|
Geografia Urbana
|
40
|
CARGA HORÁRIA TOTAL
|
200
|
Disciplina do curso de Gestão Ambiental
GESTÃO AMBIENTAL
|
C/H
|
Ética
e Meio Ambiente
|
40
|
Meio
Ambiente e Qualidade de Vida Agenda 21
|
40
|
Gestão
Ambiental / ISO 14000/ Legislação
|
40
|
Resíduos
Sólidos e Recursos Hídricos
|
40
|
Educação
Ambiental e Estudos de Impactos
|
40
|
CARGA HORÁRIA
TOTAL
|
200
|
Disciplinas do curso Educação Especial
EDUCAÇÃO ESPECIAL
|
C/H
|
Deficiência
Mental e Conduta
|
40
|
Deficiência
Visual - Braille
|
40
|
Deficiência
Auditiva - Libras
|
40
|
Educação
Inclusiva: Corpo Movimento e
Sexualidade
|
40
|
Oficinas
Pedagógicas, e o mundo do Trabalho
|
40
|
CARGA HORÁRIA
TOTAL
|
200
|
Disciplinas do curso Arte e Educação
ARTE E EDUCAÇÃO
|
C/H
|
Historia
e Evolução das Artes Plásticas
|
40
|
Laboratórios
e Técnicas Corporais
|
40
|
Historia
e Evolução do teatro
|
40
|
Cultura
Popular
|
40
|
História
e pratica da dança e da Música
|
40
|
CARGA HORÁRIA
TOTAL
|
200
|
Disciplinas da do curso de Psicopedagogia Institucional
PSICOPEDAGOGIA
INSTITUCIONAL
|
C/H
|
Fundamentos da Psicopedagogia
|
30
|
Contribuições da Psicanálise na
Psicopedagogia
|
30
|
Dinâmica das Relações Familiares e aprendizagem
|
30
|
O Uso dos Jogos em Psicopedagogia
|
30
|
Estágio Supervisionado
|
80
|
CARGA HORÁRIA
TOTAL
|
200
|
Assinar:
Postagens (Atom)